EM90 é um monovolume elétrico com 738 km de autonomia

| Revista ACP

O EM90 é o primeiro monovolume da Volvo e chega com seis lugares. Vinda para a Europa ainda não foi confirmada.

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Em apenas um ano a Volvo revelou três novos modelos e depois dos EX30 e EX90 é a vez do Volvo EM90 se juntar à gama do construtor escandinavo.

Enquanto os EX30 e EX90 se assumem como SUV/crossover, ou seja, o «formato da moda», o novo EM90 é um… monovolume, um formato de carroçaria inédito na Volvo.

 

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Especialmente pensado para o mercado chinês, o EM90 acaba por se apresentar como um rival natural de propostas como o Lexus LM ou o Mercedes-Benz Classe V ou EQV.

Para criar o seu primeiro monovolume a Volvo aproveitou o facto de ser propriedade da gigante chinesa Geely e usou como base o modelo chinês Zeekr 009, mas tanto o seu exterior como o seu interior contam com um visual próprio.

Enquanto no exterior a assinatura luminosa típica da Volvo e as dimensões do EM90 são os principais destaques, no interior encontramos um visual minimalista, com um enorme ecrã central de 15,4’’, um painel de instrumentos digital e escassos comandos físicos.

Quanto aos lugares, há seis no total (na configuração 2+2+2) e os bancos da fila central comprovam a aposta da Volvo no luxo e conforto a bordo. Estes são aquecidos e ventilados, ajustáveis e reclináveis eletricamente, contam com mesas de apoio e quem ali viajar usufrui ainda de um ecrã de 15,6’’ no teto que transforma o habitáculo do EM90 numa espécie de «cinema ambulante».

Ainda para garantir o maior nível possível de conforto a marca escandinava apostou não só no isolamento acústico como numa suspensão a ar.

Quanto à mecânica, o primeiro monovolume da Volvo apresenta-se apenas numa versão 100% elétrica equipada com um motor no eixo traseiro que debita 272 cv (200 kW) e que lhe permite cumprir os 0 aos 100 km/h em 8,3s.

A alimentar a motor elétrico encontra-se uma bateria fornecida pela chinesa CATL com 116 kWh de capacidade. Segundo a Volvo esta permite percorrer até 738 km entre carregamentos, um valor medido de acordo com o ciclo de homologação chinês.

Já na hora de recarregar a bateria, num carregador rápido repõe-se dos 10 aos 80% em apenas 30 minutos. Por fim, e tal como acontece com o EX90, o novo EM90 conta com um carregador bidirecional, quer isto dizer que pode ser usado para carregar outros veículos elétricos ou alimentar aparelhos elétricos.

Para já o Volvo EM90 está somente disponível na China, não havendo qualquer indicação de que venha para o mercado europeu.

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