O EQT da Mercedes-Benz (consumo combinado de energia (WLTP): 18,99 kWh/100 km; emissões combinadas de CO2 (WLTP): 0 g/km)1 é um monovolume compacto, que combina a versatilidade e o nível de equipamento de alta qualidade do Classe T (o seu modelo irmão, com motor a combustão) com as vantagens da tração totalmente elétrica. A chegada a Portugal das primeiras unidades, com motor elétrico de 90 kW e na versão de comprimento ‘Standard’, vai acontecer em outubro e os preços começam nos 49.698,46 € (preço de lista indicativo em Portugal, com IVA incluído a 23 %).
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Este monovolume compacto disponibiliza, tanto às famílias, como aos praticantes de atividades de lazer, uma entrada atraente no mundo totalmente elétrico da marca Mercedes. Graças à grelha do radiador Black Panel, com estrela ao centro, e às alhetas do radiador dinamicamente desenhadas, o novo EQT é instantaneamente reconhecível como um membro da família elétrica da Mercedes-Benz. Ainda com a vantagem de combinar dimensões exteriores compactas, com um amplo espaço interior. A instalação protegida da bateria, na parte inferior do chassis, economiza espaço e confere um centro de gravidade favoravelmente baixo, assegurando a mesma versatilidade e funcionalidade interior do Classe T. O EQT tem 4.498 mm de comprimento, 1.859 mm de largura e 1.819 mm de altura2. A variante ‘Longo’, com maior distância entre eixos, chegará ainda este ano.
No lançamento no mercado está disponível um motor elétrico com uma potência máxima de 90 kW (122 cv) e um binário máximo de 245 Nm. A bateria de iões de lítio localiza-se num local protegido contra colisões, na parte inferior do chassis, à frente do eixo traseiro, e tem uma capacidade útil de 45 kWh. No trabalho, em casa ou em estações de carregamento públicas, o EQT pode ser convenientemente carregado com corrente alternada (C.A.) a 22 kW, usando o carregador de bordo. O processo é ainda mais rápido nas estações de carregamento rápido com corrente contínua (C.C.).
O EQT está equipado com um carregador de C.C. de 80 kW e, neste caso, o tempo de carregamento é de 38 minutos dos 10% aos 80% SoC3. A ficha de carregamento encontra-se localizada na parte dianteira, sob a estrela Mercedes, o que é prático e conveniente, especialmente quando se carrega na cidade em situações de estacionamento apertado. Para o carregamento, tanto por C.A. como por C.C., o EQT recorre a uma ficha de carregamento combinada CCS e a um cabo de carregamento CCS de série.
O alto nível de segurança do EQT é aprimorado pelo seu chassis robusto, com zonas de dissipação de energia, e com a sua ampla gama de sistemas de assistência ao condutor, que o podem apoiar em inúmeras situações. O monovolume compacto elétrico também tem muitos argumentos quando se tratam de sistemas de retenção, incluindo um airbag central, que pode ser acionado entre os bancos do condutor e do passageiro dianteiro, em caso de colisões laterais severas. Ao todo, o EQT disponibiliza de série um total de sete airbags. Ao calibrar os sistemas de assistência ao condutor, a equipa de desenvolvimento deu ênfase especial a intervenções de controlo o mais harmoniosas possíveis, que dificilmente são percetíveis para o condutor ao início. Os sistemas de assistência monitorizam o tráfego e o ambiente com base em sensores de radar e câmaras. Se necessário, podem fornecer avisos e suporte.
Com o sistema de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) de série, com acesso a uma vasta gama de extras digitais da Mercedes me, o EQT estabelece padrões de conectividade no segmento dos monovolumes compactos. Os pontos fortes do MBUX incluem o software adaptativo, o conceito de operação intuitiva através do ecrã tátil de 7 polegadas, ou os botões touch control no volante, a integração do smartphone Apple Car Play e Android Auto, o sistema mãos-livres via conexão Bluetooth e o rádio digital (DAB e DAB +). O MBUX está disponível, opcionalmente, com o sistema de navegação integrado e assistente de voz inteligente "Olá Mercedes". A capacidade de aprender torna o MBUX único, graças à inteligência artificial. Por exemplo, graças às funções preditivas, o sistema pode antecipar o que o condutor quer fazer a seguir. Por exemplo, se dirigir regularmente para um determinado lugar de estacionamento, esse destino é sugerido automaticamente assim que o sistema de navegação reconhece a rota. Com todas as informações sobre a rota disponíveis, tudo o que o condutor necessita de fazer é confirmar.