Numa era em que a eletrificação se está a tornar na “norma” na indústria automóvel, o Ferrari 12Cilindri é a prova de que ainda há espaço para a tradição neste setor.
Descendente de uma longa tradição de Ferrari com motor V12, o 12Cilindri aposta numa fórmula testada e aprovada: motor V12 atmosférico, tração traseira e, claro está, uma elegante carroçaria coupé com apenas dois lugares.
Sem quaisquer turbos ou motores elétricos, o Ferrari 12Cilindri recorre ao motor F140HD, a versão mais recente do V12 usado no anterior Ferrari 812 Superfast.
Apesar da “fórmula antiga”, os números anunciados para o 12Cilindri são impressionantes: com 6.5 l, este V12 entrega 830 cv às 9250 rpm, 678 Nm de binário às 7250 rpm e é capaz de acelerar até às 9500 rpm.
A tarefa de enviar o binário em exclusivo para as rodas traseiras está a cargo da mesma caixa automática de dupla embraiagem com oito relações usada pelo SF90 Stradale.
Quanto às prestações, essas estão também à altura dos pergaminhos de Maranello: 0 aos 100 km/h em 2,9s; 0 aos 200 km/h em 7,9s e uma velocidade máxima de 340 km/h.
Com uma carroçaria cujas formas denunciam um especial cuidado com a aerodinâmica e na qual não faltam sequer flaps ativos, o 12Cilindri pesa apenas 1560 kg e tem no interior outro dos seus trunfos.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Bastante luxuoso, o habitáculo da nova proposta da Ferrari conta com um visual moderno e as mais recentes tecnologias de conetividade, contando com o novo sistema de infoentretenimento da marca bem como com Apple CarPlay e Android Auto.
Disponível tanto na versão coupé como na descapotável designada Spider, o novo Ferrari 12Cilindri ainda não tem preços para Portugal. Na sua Itália natal está disponível a partir de 395 000 euros na variante coupé e 435 mil euros na versão descapotável.