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Ford Ranger preparada para 2023

| Revista ACP

A Ford revelou a nova geração da Ranger introduzindo novos motores e muita tecnologia.

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O exterior é agora mais robusto e partilha o design de todas as pick-up da Ford. Apresenta uma nova grelha definida e uma assinatura em “C” nos faróis dianteiros, enquanto uma subtil linha de ombros nas laterais incorpora arcos de rodas mais arrojados que dão à Ranger uma postura segura. Pela primeira vez integra faróis de tecnologia LED, enquanto na secção traseira os faróis recebem a mesma assinatura gráfica dos da frente.

No interior o habitáculo é idêntico ao de um automóvel convencional, o que aumenta o conforto. Tornou-se mais moderno e é capaz de responder tanto às necessidades profissionais como às tarefas familiares. Utiliza materiais de toque suave e de primeira qualidade, bem como um ecrã tátil central de 10,1 ou 12 polegadas, de formato portrait, com o sistema de entretenimento e conectividade.

Relativamente ao motor a Ranger recebeu algumas alternativas distintas. Os clientes queriam ter a possibilidade de optar por mais potência e mais binário para rebocar cargas pesadas ou utilizar em situações extremas de todo-o-terreno, por isso a equipa acrescentou o comprovado turbodiesel V6 de 3,0 litros da Ford e desenvolveu-o para a Ranger. É uma das três opções de motor turbodiesel disponíveis na fase de lançamento. "O turbodiesel V6 de 3,0 litros está à altura das exigências", disse Pritika Maharaj, Responsável do Programa Ranger. "Quando se conduz uma Ranger com o turbodiesel V6, transmite a sensação de ser uma ‘pick-up’ muito maior. E sente-se, igualmente, a sua robustez, uma vez que tem uma potência e um binário 'infinitos', exatamente o que os nossos clientes queriam".

A nova geração da Ranger possibilitará, também do conhecido 2,0 litros diesel, de quatro cilindros em linha, em versões Turbo e Bi-Turbo. A versão Turbo está disponível em dois níveis de performance diferentes e proporciona potência, binário e economia de combustível, importante para proprietários de pequenas empresas ou em frotas de veículos comerciais. Já o motor Bi-Turbo é uma variante mais sofisticada, de desempenho superior, pensada para clientes que querem mais potência, mas que precisam de manter a economia de combustível.

O modelo recebeu ainda algumas alterações dinâmicas, eixo dianteiro vou avançado 50 mm para lhe conferir um melhor ângulo de aproximação e aumentaram a largura do eixo para uma superior articulação em situações de fora de estrada, o que melhora a experiência off-road. Também deslocaram os amortecedores da suspensão traseira para o exterior das longarinas do chassis de forma a dar ao condutor e aos passageiros um superior conforto, quer em estrada, quer fora dela, independentemente de transportarem carga pesada para o trabalho ou de apenas levarem a família a jantar fora.

Os clientes terão à sua escolha dois sistemas de tração às quatro rodas - um sistema eletrónico shift-on-the-fly ou um novo sistema avançado de tração às quatro rodas permanente com um tranquilizador modo set-and-forget, concebido para conferir as suas capacidades quando e onde os clientes precisarem. A recuperação em situações exigentes de off-road é facilitada pelos proeminentes duplos ganchos de recuperação no para-choques dianteiro.

As encomendas para a nova geração do Ranger terão início na Europa no final de 2022 e as entregas estão previstas para o início de 2023. A atual Ranger é líder no segmento das pick-up na Europa e estabeleceu recentemente um novo recorde de vendas de 45.539 unidades, com uma quota de mercado de 39,9 por cento.

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