O 33 Stradale até pode ter sido o primeiro a Alfa Romeo 100% elétrico. Porém, com uma produção limitada a 33 unidades, cabe ao Alfa Romeo Milano “democratizar” a eletrificação na casa de Milão.
Posicionado no segmento B, do qual a Alfa Romeo estava ausente desde o fim do Mito, o Milano assume o “formato da moda”. Trata-se de um SUV compacto como os “primos” Opel Mokka, Fiat 600 ou Jeep Avenger com os quais partilha a plataforma.
Visualmente a nova proposta da marca italiana destaca-se pelo aspeto musculado e desportivo, típico das propostas da casa de Milão. Já as suas dimensões são compactas: 4,17 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,5 m de altura.
No interior o visual desportivo mantém-se. Os comandos estão especialmente direcionados para o condutor, temos bancos desportivos e as saídas de ar assumem a forma de um trevo de quatro folhas, uma referência às versões desportivas Quadrifoglio.
No campo da tecnologia há a destacar o painel de instrumentos digital com 10,25’’ e o ecrã central com as mesmas dimensões que integra o assistente virtual Hey Alfa e o ChatGPT.
Especialmente focado no comportamento dinâmico, o Alfa Romeo Milano conta com uma suspensão desportiva 25 mm mais baixa que nos “primos”, discos dianteiros maiores, jantes de 20’’ e barras estabilizadoras exclusivas.
Quanto às motorizações, o novo alfa Romeo Milano apresenta-se em duas versões elétricas e numa variante a combustão associada a um sistema mild-hybrid.
Comecemos pelas versões movidas a eletrões. Designado Milano Elettrica, este conta com dois níveis de potência: 156 cv e 240 cv.
Ambas as versões contam com uma bateria de iões de lítio com 54 kWh de capacidade, que garante 410 km de autonomia na versão menos potente. Capaz de suportar carregamentos com potência até 100 kW, bastam 30 minutos para repor a carga de 10 aos 80%.
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Já a versão com motor a combustão é designada Milano Ibrida e “casa” o 1.2 PureTech a gasolina com um sistema mild-hybrid.
Este é composto por um sistema elétrico de 48 V, um motor elétrico com 28 cv (21 kW) integrado na caixa automática de dupla embraiagem e uma pequena bateria de iões de lítio. Esta versão conta com 136 cv de potência e pode contar com tração dianteira ou integral.
Segundo a Alfa Romeo as encomendas das versões elétricas abrem a 12 de maio e para a variante mild-hybrid cerca de um mês depois.
Apesar de não revelar os preços finais, a marca italiana já deu a conhecer os preços indicativos para o seu novo modelo: menos de 30 mil euros para a versão com motor a combustão e 38 500 euros para a elétrica.