Originalmente disponível somente como elétrico, desde o seu lançamento que o Mazda MX-30 tinha «prometida» uma versão híbrida plug-in. Agora, depois de uma longa espera, esta versão chega ao mercado português.
Consigo traz um motor que já faz parte da história da marca de Hiroshima: um motor rotativo (do tipo Wankel) com apenas 830 cm3 de cilindrada que debita 75 cv (55 kW) e 116 Nm de binário e serve apenas como gerador de energia, não estando sequer acoplado às rodas.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A tarefa de mover o MX-30 e-Skyactiv R-EV é antes atribuída a um motor elétrico acoplado às rodas dianteiras cujos 170 cv (125 kW) e 260 Nm de binário são declarados como a potência máxima do modelo nipónico. Como termo de comparação, a versão 100% elétrica apresenta-se com 145 cv (107 kW) e 271 Nm.
A alimentar este motor elétrico encontra-se uma bateria de 17,8 kWh. O carregamento desta em AC (corrente alternada trifásica) demora cerca de 50 minutos. Já num carregador rápido DC (corrente contínua) é possível recarregar em apenas 25 minutos.
A conjugação do motor a combustão com o sistema elétrico permite à Mazda anunciar uma autonomia total superior a 600 km. Já em modo 100% elétrico é capaz de percorrer 85 km.
Quanto às prestações, o novo Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV cumpre os 0 aos 100 km/h em 9,1s e alcança os 140 km/h de velocidade máxima, o mesmo valor anunciado para a versão 100% elétrica.
O novo MX-30 e-Skyactiv R-EV é proposto nas mesmas versões de equipamento do MX-30 100% eléctrico: Prime-Lime, Advantage, Exclusive-Line e Makoto. A estas junta-se ainda a inédita versão especial “Edition R” com características exteriores e interiores específicas.
Face aos MX-30 elétricos, a versão híbrida plug-in distingue-se não só pela saída de escape como pelo símbolo do rotor nos guarda-lamas dianteiros, pela referência “e-Skyactiv R-EV” no portão da bagageira e ainda pelas jantes exclusivas.
Já disponível para encomenda, o novo Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV vê os seus preços arrancarem nos 40 927 euros pedidos pela versão Prime-Line e subirem até aos 46 427 euros que custa a configuração mais completa da versão especial “Edition R”.