O novo Skoda Fabia não recebeu uma versão totalmente desportiva vRS, mas a opção Monte Claro está de regresso com um design ligeiramente alterado e várias motorizações disponiveis. Relativamente ao motor oferece opções a gasolina de 1.0 litros mais económicas até ao potente 1.5 litros turbo a gasolina de 150 cv onde a aceleração dos 0 aos 100 km/h é cumprida em apenas 8 segundos. Ambos podem ser equipados com uma caixa automática de sete velocidades, enquanto a manual de seis velocidades é reservada apenas para o motor de 1.0 litros. É a versão mais potente do Fabia, desde o vRS em 2010 que debitava 180 cv, e recebe pela primeira vez este motor de 1.5 litros, utilizado em vários modelos Skoda, incluindo o Kamiq, Octavia e o Scala.
Relativamente ao design equipa uma grelha frontal preta e um novo pára-choques com entradas de ar mais largas. Na traseira as saias laterais e os frisos das janelas são acabados em preto e o emblema Monte Carlo é a nova asssinatura. Conta com rodas de 17 e 18 polegadas disponíveis como opção. O interior ganhou bancos desportivos com o tema preto e vermelho, uma faixa decorativa através do tablier e acabamentos a imitar fibra de carbono.
Na tecnológia as opções são idênticas aos outros Fabia. Um ecrã de infoentretenimento é táctil de 8 polegadas, podendo ser aumentado para as 9,2 polegadas. É compatível com smartphone, tal como o ecrã do Cockpit Virtual da Skoda.
A Skoda introduziu o emblema Monte Carlo há 11 anos atrás no Fabia de segunda geração, e tem aparecido em todas as versões desde então para acrescentar um toque extra de herança desportiva ao modelo. O preço ainda não foi revelado mas tudo indica que esteja disponivel no mercado antes do verão.