ACP-BP

Pub

Tavascan é o SUV Coupé que vem trazer mais energia à CUPRA

| Revista ACP

Depois do CUPRA Born, este é o segundo modelo 100% elétrico e promete elevar o design e a potência a níveis inéditos para a marca. 

CUPRA-Tavascan-900

A Cupra tem-se revelado uma marca muito irrequieta dentro do Grupo Volskwagen. Criada em 2018, ano a partir do qual deixou de ser olhada como uma mera divisão desportiva da Seat, a Cupra tem vincado uma estética muito particular, a par de soluções mecânicas mais acessíveis para o mercado, criando uma mistura de argumentos que se tem revelado muito eficaz: em pouco mais de quatro anos já foram vendidas 300 mil unidades, destacando-se as quase 50 mil comercializadas só no 1º trimestre de 2023. 

É neste contexto que surge mais uma ambiciosa novidade por parte da Cupra: o Tavascan. Este é o primeiro SUV Coupé da marca e é o segundo modelo a surgir 100% eletrificado, com chegada prevista ao mercado em 2024 e um volume de vendas na ordem dos 70 mil automóveis. Desenvolvido em Barcelona, o CUPRA Tavascan será produzido em Anhui, na China

"O Cupra Tavascan traz um estilo não convencional ao segmento de coupé do SUV com a sua abordagem de vanguarda e emocional", revelou Jorge Díez, Diretor de Design do Cupra, à margem da apresentação mundial do modelo, em Berlim, acrescentando que esta "é uma nova interpretação arrojada e orgânica do desempenho elétrico, construída sobre linhas fortes e uma aparência determinada e atlética".

Apesar do natural entusiasmo do responsável pelo design do modelo, a óbvia ligação familiar aos Skoda e Volkswagen é de facto atenuada pelas linhas mais elegantes do Tavascan, onde se destacam elementos como uma dianteira incisiva, caracterizada por faróis afilados e entradas de ar generosas encimadas por uma grelha fechada, onde o cuidado com a aerodinâmica é uma das tónicas principais.

 Na lateral há uma linha de cintura que sobe acentuadamente, terminando numa traseira marcada por uma faixa luminosa, que une os farolins. A fechar a estética, um logótipo da Cupra iluminado, tudo isto assente em jantes aerodinâmicas de 19 a 21 polegadas.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Em termos de dimensões, o Tavascan está bem inserido no seu segmento, com 4,64 metros de comprimento, 1,86 de largura e 1,60 de altura. A distância entre eixos é de 2,77 metros, com uma bagageira que oferece 540 litros de capacidade.

"A Cupra está a evoluir para uma marca totalmente electrificada em 2030. Neste momento, o mercado está a ver chegar muitos veículos eléctricos puramente racionais, e isto é precisamente o que a Cupra não é", disse Wayne Griffiths, CEO de Cupra.

E em termos de motor há emoção garantida: o Tavascan chega com duas propostas de potência, que variam entre os 286 cv (210 kW) e os 340 cv (250 kW), sendo esta última motorização dotada de tração às quatro rodas, com motor duplo. Isto permite cumprir dos 0 aos 50 km/h em 2,4 segundos (0 a 100 km/h em 5,6 segundos). E com uma bateria de 77 kWh de capacidade, a autonomia anunciada é de 550 km, podendo ser carregada em DC até 135 kW, demorando 30 minutos para ir dos 10 aos 80% de carga. Valores que colocam o modelo à frente dos seus congéneres, como o Volkswagen ID. 5 GTX. 

O interior também parece um passo à frente do Born. Um pronunciado eixo central empresta algum drama visual, dividindo a consola, e o novo ecrã, a principal unidade de info-entretenimento, foi reformulado. É agora maior (15 polegadas) e traz um interface que a marca garante ser mais intuitivo. O Cupra Tavascan integra também pela primeira vez um sistema áudio high-fidelity com 12 colunas, desenvolvido em parceria com a empresa de áudio Sennheiser.

“Em 2019, tivemos uma visão para reinventar a eletrificação: com o Tavascan, queremos mostrar que este não é um automóvel que responde a uma mudança, mas sim um que a cria. Nessa altura, talvez fosse apenas um sonho. Agora, com o CUPRA Tavascan, o nosso sonho torna-se realidade”, resumiu Wayne Griffiths.

scroll up