Aos poucos a Lamborghini continua o processo de rejuvenescimento da sua gama e depois do Revuelto a marca italiana deu a conhecer o novo Lamborghini Temerario.
Sucessor do Huracán, o Temerario abdica do motor V10 em detrimento de um mais compacto 4.0 V8 biturbo que debita 800 cv entre as 9000 rpm e as 9750 rpm.
Como se estes valores não bastassem, este V8 biturbo capaz de acelerar até às 10 000 rpm conta ainda com a “ajuda” de três motores elétricos, cada um com uma potência de pico de 150 cv (110 kW).
Dois surgem na dianteira (um por roda) e oferecem uma potência contínua de 82 cv (60 kW), dando ao Temerario tração às quatro rodas. Já o terceiro motor elétrico tem como função eliminar o turbo-lag e está instalado entre a caixa de velocidades de oito relações e o V8 biturbo.
O resultado deste “casamento” entre octanas e eletrões são 920 cv de potência máxima combinada. Ainda em relação aos motores elétricos, estes são alimentados por uma bateria de iões de lítio de 3,8 kWh de capacidade.
Como é evidente, o foco da eletrificação do Temerario não foi a eficiência, mas sim a performance. Por isso mesmo, a marca italiana nem sequer refere a autonomia em modo elétrico.
Por falar em performance, com um peso a seco de 1690 kg, o Lamborghini Temerario acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,7s e alcança os 343 km/h de velocidade máxima.
Com um visual que não esconde a inspiração no Revuelto, o Temerario assenta numa nova plataforma do tipo space frame. Equipado de série com travões carbo-cerâmicos, o novo desportivo da Lamborghini aposta também na tecnologia.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Assim, no seu habitáculo conta com um ecrã central de 8,4’’, outro com 12,3’’ que cumpre as funções de painel de instrumentos e conta ainda com um ecrã de 9,1’’ em frente ao passageiro.
Para já, a Lamborghini não revelou nem os preços nem a data de lançamento do novo Temerario.