Há 50 anos no mercado e com 37 milhões de unidades comercializadas, o Volkswagen Golf é um autêntico best-seller. Porém, a ascensão dos SUV nos últimos anos tem colocado desafios nunca vistos ao modelo alemão.
Para assegurar que o seu modelo mais icónico continua na senda de sucesso que trilha há meio século, a Volkswagen renovou-o. O objetivo passou não só por lhe conferir um visual atualizado e um reforço tecnológico, mas também por responder às críticas feitas ao Golf, principalmente ao seu habitáculo.
No exterior a renovação foi discreta, exatamente como seria de esperar. Ainda assim, na dianteira destacam-se os faróis redesenhados e o logotipo iluminado, uma estreia na Europa. Já na traseira o renovado Golf passa a poder contar com faróis 3D LED com efeitos de boas-vindas e despedida.
Já no interior a Volkswagen mostrou que sabe ouvir os seus clientes. Para começar, abdicou dos muito criticados comandos hápticos do volante em detrimento dos tradicionais comandos físicos.
Além disso, equipou o Golf com um novo sistema de infoentretenimento (o MIB4) mais simples e intuitivo de usar. Consoante as versões, este sistema surge num ecrã central de 10,4 ou 12,9’’.
Mais autonomia elétrica e potência no GTI
Sem novidades ao nível do chassis ou caixas de velocidades, o Volkswagen Golf reserva as novidades no campo da mecânica para a atualizada gama de motorizações.
Começando pelas versões híbridas plug-in, estas passam a surgir equipadas com uma evolução do motor 1.5 turbo que as equipava. Sempre equipadas com uma caixa automática DSG de seis velocidades, as versões híbridas plug-in do Golf apresentam-se com 204 cv (eHybrid) ou 272 cv (GTE).
Em ambas a bateria passou a ter 19,7 kWh de capacidade em vez dos anteriores 10,6 kWh, o que permitiu aumentar a autonomia em modo 100% elétrico para perto dos 100 km.
Também o icónico Golf GTI, uma das versões mais famosas do modelo, traz novidades. Apesar de manter o 2.0 turbo, passou a estar apenas disponível com a caixa DSG de sete velocidades e viu a sua potência subir para os 265 cv, mais 20 cv do que até agora.
Quanto à restante gama de motorizações, na sua base encontramos os motores 1.5 eTSI com 115 cv e 150 cv. Associados a um sistema mild-hybrid de 48V, ambos contam com uma caixa automática DSG de dupla embraiagem com sete velocidades.
É também possível optar por este motor numa versão não eletrificada com iguais potências, mas caixa manual. A oferta a gasolina é completada pelo 2.0 TSI. Com chegada prevista para 2025, vai estar associado a um sistema de tração integral e contará com 204 cv.
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Por fim, os motores Diesel continuam presentes na gama sob a forma do 2.0 TDI com dois níveis de potência: 115 e 150 cv. A versão menos potente tem caixa manual e a mais potente caixa automática de sete velocidades.
Para já a Volkswagen ainda não revelou os preços do renovado Golf nem quando planeia lançá-lo no mercado nacional.