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Apesar das raízes italianas a Lambretta também foi alemã

| Revista ACP

Entre 1950 e 1956 a alemã NSU produziu a Lambretta sob licença da marca italiana Innocenti.

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Eterna rival da Vespa, a Lambretta é tão italiana como a pizza ou o Coliseu de Roma, mas esta pequena scooter não foi exclusivamente transalpina.

Numa Europa a recuperar da Segunda Guerra Mundial, foram vários os modelos de automóveis e motociclos que foram produzidos sob licença noutros países e se houve marca que aproveitou este tipo de sinergias, essa foi a alemã NSU.

Quando em 1950 a NSU deixou de reparar os veículos do exército norte-americano então estacionado na Europa, a marca alemã viu-se obrigada a despedir diversos funcionários. Afinal, sem esta atividade era impossível utilizar a total capacidade da fábrica.

 

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Perante este cenário, a direção da NSU “lançou-se numa missão”: encontrar uma forma de manter a sua fábrica a laborar em plena capacidade. A resposta foi a produção, sob licença, da Innocenti da icónica Lambretta.

Ao produzir esta pequena scooter a NSU não só mantinha a sua força de trabalho como respondia à crescente procura por este tipo de veículos na Alemanha do pós-guerra. A produção arrancou logo em 1950 e viria a prolongar-se até 1956, com a NSU a lançar neste período duas versões da scooter.

Até 1954 a Lambretta alemã apresentava-se com um motor monocilíndrico a dois tempos com de 123 cc e 4,5 cv que permitia alcançar os 70 km/h. Já entre 1954 e 1956 a NSU apostou noutro motor monocilíndrico a dois tempos, mas com 150 cc que debitava 6,2 cv e permitiu aumentar a velocidade máxima para os 81 km/h.

No total a NSU produziu cerca de 117 mil unidades da Lambretta entre 1950 e 1956, ano no qual terminou a licença de produção assinada com a Innocenti. Nesse mesmo ano a marca alemã lançou a sua própria scooter, a NSU Prisma, da qual viria a produzir 160 mil unidades até 1964 quando abandonou por completo a produção deste tipo de veículos.

Curiosamente, a pequena Lambretta não foi o único veículo com raízes italianas a ser produzido pela NSU. Entre 1959 e 1963 a mara alemã produziu sob licença uma versão muito diferente do Fiat Nuova 500, conhecido como NSU/Fiat Weinsberg 500 ou Neckar Weinsberg 500.

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