Um «peso pesado» da gama da BMW, a S 1000 XR acaba de ser renovada. Visualmente a marca bávara foi conservadora, operando apenas alterações de pormenor, especialmente na secção posterior que passou a contar com um estilo mais desportivo.
Aproveitando esta renovação, a BMW levou ainda a cabo melhorias no campo da ergonomia (redesenhou o banco) e reforçou o equipamento de série. Contudo, as maiores novidades surgem no campo da mecânica.
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Equipado com um renovado quatro cilindros em linha, a S 1000 XR passa a debitar 170 cv às 11 000 rpm em vez dos anteriores 165 cv. Já o binário mantém-se nos 114 Nm às 9250 rpm.
Já a nova BMW M 1000 XR apresenta-se como a terceira proposta da BMW Motorrad a receber o «tratamento» da divisão M e, na prática, é a variante desportiva da nova S 1000 XR.
Com diversos detalhes visuais que lhe permitem distinguir-se do modelo que lhe serve de base, a M 1000 XR destaca-se ainda pelas jantes em alumínio forjado e pela posição de condução mais desportiva.
No campo da tecnologia, a BMW M 1000 XR apresenta-se com quatro modos de condução — "Rain", "Road", "Dynamic", "Race" e "Race Pro1-3" —, launch control e ainda com o sistema Hill Start Control Pro. Por fim, a mota alemã conta ainda com travões melhorados.
Contudo, o maior destaque da nova proposta da BMW Motorrad é o seu motor, um quatro cilindros refrigerado a água igual ao usado pela S 1000 RR. A adoção deste propulsor permite à M 1000 XR oferecer 201 cv às 12750 rpm, mais 31 cv que a S 1000 XR na qual se baseia, e um binário de 113 Nm às 11000 rpm.
Por fim, para melhorar ainda mais as prestações a proposta alemã apresenta-se com uma caixa com relações mais curtas. Por enquanto as duas novas motas da BMW ainda não têm preço nem data prevista para o seu lançamento no mercado nacional.