No mais recente episódio do podcast do Automóvel Club de Portugal no âmbito do concurso ACP Elétrico do Ano falou-se da possibilidade de carregar veículos elétricos com energia solar.
Bruno Silva Gomes, responsável de ambiente e sustentabilidade, explicou que esta é uma solução viável, mas que exige algum planeamento e o apoio de empresas especializadas.
Apesar de ser possível utilizar os painéis solares de casa para carregar o carro, recorda que é necessário garantir que o sistema está bem dimensionado e, idealmente, combinado com a rede elétrica.
A instalação de baterias é muitas vezes recomendada para armazenar a energia solar durante o dia e permitir o carregamento à noite.
Falou-se também das wallbox inteligentes, que permitem gerir o consumo entre a casa e o carro, e das diferenças de eficiência entre várias regiões do país — o sul, por exemplo, beneficia de mais horas de sol.
Em média, a maioria das casas com apenas dois ou três painéis solares não consegue carregar totalmente um carro elétrico, mas a adição de mais alguns painéis pode tornar o sistema mais eficaz.
Discutiu-se ainda o futuro dos veículos com painéis solares integrados. Apesar de interessante, esta tecnologia ainda está longe de ser prática, devido à limitada capacidade de conversão da energia solar.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Bruno Silva Gomes ressalva que esta solução é mais acessível para quem vive em moradias, recordando que nos condomínios a instalação de sistemas solares para carregamento de carros ainda enfrenta vários obstáculos.
No final, a conclusão é clara: aproveitar o sol para carregar o carro elétrico é possível e cada vez mais realista, representando uma forma eficaz de poupar e contribuir para uma mobilidade mais sustentável.
Este e outros podcasts estão disponíveis nas plataformas