A1 e A2 com portagens mais caras em 2024

| Revista ACP

Viagem pela A1 entre Lisboa e o Porto aumenta 45 cêntimos. Já ir de Lisboa ao Algarve pela A2 vai custar mais 30 cêntimos.

multas-site

A Brisa revelou através de um comunicado os aumentos das portagens das duas principais autoestradas do país: a A1, que liga Lisboa ao Porto, e a A2, entre a capital e o Algarve.

Segundo a concessionária, a 1 de janeiro as portagens na A1 entre Lisboa e o Porto vão aumentar 45 cêntimos, para 23,90 euros, subindo ainda 30 cêntimos na A2 entre Lisboa e Algarve, para 22,70 euros.

A concessionária anunciou que “no dia 1 de janeiro de 2024 entra em vigor o novo tarifário de portagem na sua rede", indicando que, "neste sentido, e de acordo com os mecanismos previstos na legislação aplicável, as tarifas de portagem vão registar em 2024 uma atualização de 2,1%".

Segundo a Brisa, apesar do aumento, "existem casos de taxas de portagem que apresentam uma variação inferior à média ou mesmo nula, sendo que, noutros casos, as taxas de portagem apresentam uma variação superior à média, por não terem sido objeto de atualização em anos anteriores".

Assim, destacou, "apenas 33 das 93 taxas de portagem aplicadas a veículos de Classe 1 serão atualizadas", sendo que, do total de portagens aplicáveis na rede Brisa Autoestradas, 40% mantêm-se em 2024 sem alterações de valor face a 2023.

Paralelamente, 65% das taxas de classe 1 mantêm valores de 2023, indicou a Brisa. Entre os percursos cujo preço fica inalterado está uma viagem Lisboa-Cascais ou Ermesinde-Valongo.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Em 13 de novembro foi noticiado que o aumento do preço das portagens das autoestradas deveria rondar os 1,94% em 2024, em linha com o valor da inflação homóloga sem habitação, registado em outubro e divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No ano passado, a evolução homóloga, sem habitação, no continente superou os 10%, valor que levou o Governo a negociar com as concessionárias uma solução que resultou numa subida do preço das portagens em 2023 de 4,9%.

A solução encontrada há cerca de um ano prevê, como compensação do aumento em 2023 ter sido limitado a 4,9%, que as concessionárias podem, nos quatro anos seguintes, aumentar em mais 0,1% o valor de atualização das portagens que decorre dos respetivos contratos de concessão.

scroll up