Há já algum tempo a apostar na eletrificação da sua gama com o lançamento dos 500e e 600e, a Abarth vai despedir-se totalmente dos motores a combustão.
A promessa surgiu pela voz de Gaetano Thorel, Diretor Europeu da Fiat e Abarth. Em declarações à Autocar, o executivo transalpino excluiu por completo a possibilidade de a Abarth vir a lançar modelos a combustão interna no futuro.
Segundo Thorel, as normas de emissões cada vez mais exigentes iriam tornar esses modelos demasiado caros, tanto para a Abarth como para os consumidores.
Em contrapartida, os custos para a marca e para os consumidores são muito mais baixos nos modelos elétricos. O Diretor Europeu da Fiat e Abarth reforça ainda que um desportivo elétrico tem o mesmo nível de potência e performance que outro a gasolina e com um preço similar.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Nesta mesma entrevista, Gaetano Thorel afastou também a possibilidade de a marca vir a apostar em mecânicas híbridas, bem como de produzir modelos exclusivos em vez de baseados em propostas da Fiat.
Para justificar essa decisão, Thorel evoca… a história da marca, recordando que todas as criações de Carlo Abarth, o fundador da marca, tinham por base modelos convencionais de outros construtores que depois recebiam melhoramentos para se tornarem mais desportivos.