Apenas 7,8% dos parisienses decidiu penalizar os SUV

| Revista ACP

Apenas 78 mil dos parisienses votou no referendo e desses apenas 42 mil optaram por triplicar o preço do estacionamento dos SUV.

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Os parisienses votaram este domingo a favor da triplicação dos custos de estacionamento para os SUV (sport utility vehicle), de acordo com uma proposta da Câmara Municipal de Paris.

Os habitantes da capital francesa foram convidados a decidir se deveria haver uma taxa de estacionamento específica para veículos "pesados" e "poluentes". A proposta foi aprovada por 54,55% dos eleitores, embora a afluência às urnas tenha sido muito baixa. Dos mais de um milhão de habitantes com direito a voto, apenas 78 mil participaram, o equivalente a 7,8%. Ou seja, bastaram 42 mil habitantes para tomar uma decisão estruturante para milhares de automobilistas franceses, já que os SUV representam cerca de 40% das vendas automóveis. A medida deverá entrar em vigor a 1 de setembro. 

De acordo com a proposta - predominantemente dirigida aos que trazem os seus carros para a cidade - os veículos a combustão ou híbridos com peso igual ou superior a 1,6 toneladas e os carros eléctricos com peso igual ou superior a 2 toneladas passam a pagar 18 euros por hora de estacionamento no centro de Paris, contra os 6 euros para os restantes segmentos de automóveis.

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A presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, agradeceu aos poucos cidadãos que votaram no domingo, sublinhando que se trata de uma questão de ecologia, segurança rodoviária e saúde pública. Durante anos, Hidalgo implementou políticas destinadas a reduzir o tráfego, incluindo a proibição da circulação automóvel nas margens do rio Sena e a expansão das ciclovias pela cidade.

No entanto, várias associações de automóveis opuseram-se firmemente a esta proposta dos SUV, como por exemplo o grupo 40 Millions d'Automobilistes (40 milhões de automobilistas).

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