Audi reforça aposta nos biocombustíveis

| Revista ACP

O R33 é um biocombustível que reduz as emissóes e pode ser usado em qualquer veículo a gasolina ou gasóleo 

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A Audi introduziu os biocombustíveis nas suas linhas de produção na Alemanha, com muitos dos veículos novos que saem das suas fábricas a serem distribuídos já com combustível R33.

Depois das estações de abastecimento das fábricas terem transitado para o R33 Blue Diesel no ano passado, foi introduzido agora o R33 Blue Gasoline, naquilo que a Audi considera ser mais um contributo para a redução de utilização de combustível fóssil e ajudar a atingir os objetivos climáticos.

O R33 Blue Diesel está disponível nas estações de abastecimento da Audi em Ingolstadt e Neckarsulm desde março de 2021. Como seu complemento, a R33 Blue Gasoline substitui agora a gasolina convencional E10.

Os R33 Blue Gasoline e R33 Blue Diesel consistem num terço de componentes renováveis, baseados exclusivamente em materiais residuais e de desperdício, sendo por isso denominados biocombustíveis de segunda geração. A parte renovável da gasolina consiste em 10% de oxigenatos de combustível, por exemplo, etanol, e 23% de bionafta, que é obtida a partir de materiais residuais, tais como tall oil, um subproduto da produção de pasta de papel. O R33 Blue Diesel consiste em 26% de combustível parafínico renovável, ou seja, HVO (óleo vegetal hidrotratado), e 7% de biodiesel. Os restantes 67% são constituídos por combustível fóssil.

Os combustíveis azuis R33 reduzem as emissões de CO2 em pelo menos 20% em comparação com o diesel fóssil e a gasolina na análise well-to-wheel, e o valor está a aumentar. Ao financiar projetos ambientais certificados, os produtores de combustível fazem mais para melhorar o impacto ambiental dos restantes componentes fósseis nos combustíveis R33. O objetivo é reduzir ainda mais o efeito de estufa global e a utilização de tais combustíveis é um passo importante para o objetivo da Audi de neutralidade de carbono nos seus locais de produção até 2025.

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A R33 Blue Gasoline cumpre integralmente a norma aplicável à gasolina, DIN EN 228, o que significa que qualquer veículo aprovado para funcionar com gasolina Super 95 E10 pode utilizá-la. O R33 Blue Diesel cumpre a norma mais prevalecente atualmente, EN 590, e é, portanto, certificado para todos os veículos a diesel – mesmo os mais antigos. Os combustíveis R33 são combustíveis premium que têm um efeito positivo no desgaste e na vida útil através de aditivos especiais. Ambos os combustíveis têm alcançado resultados consistentemente positivos em testes extensivos de motores e veículos – excedendo mesmo a norma EN 228/E10 em parâmetros chave, tais como estabilidade de armazenamento e comportamento de ebulição. Os aditivos de alta qualidade também garantem que estes combustíveis renováveis são muito limpos e previnem a corrosão do motor.

Em cooperação com fabricantes de óleos minerais e fornecedores de energia, a Audi e o Grupo Volkswagen estão a contribuir com os seus conhecimentos técnicos para assegurar a compatibilidade dos motores existentes com combustíveis renováveis (conhecidos como reFuels). Os combustíveis R33 foram desenvolvidos em cooperação com a Shell e a Bosch.

Para além das estações de serviço da Audi, Volkswagen, e Bosch, o R33 Blue Diesel já está disponível em estações de serviço públicas. No entanto, o Super E10 e o gasóleo com até 7% biodiesel (indicado pelo símbolo B7 nas estações de serviço) continuam a ser a norma na Alemanha. Os fabricantes de óleo mineral também planeiam utilizar a R33 Blue Gasoline na rede de estações de serviço existente. A utilização de reFuels não requer quaisquer ajustes de hardware nas estações de abastecimento.

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