Autocarros portugueses a hidrogénio brilham nos Jogos Olímpicos

| Revista ACP

Desde os passageiros até aos motoristas, os elogios ao veículo produzido pela CaetanoBus multiplicam-se.

H2 City Gold

Além do pequeno Accessible People Movers (APM) que serviu para transportar atletas nos Jogos Olímpicos, houve outros veículos fabricados em Portugal que fizeram sucesso nas olimpíadas.

Falamos dos 12 autocarros a hidrogénio produzidos pela CaetanoBus e que operaram no maior evento do desporto mundial.

Designado H2.City Gold, este modelo não é propriamente um “novato”. Afinal, além dos 12 que estiveram ao serviço nos Jogos Olímpicos, já mais de 200 unidades foram vendidas.

O mais interessante acerca deste autocarro com 12 metros de comprimento e carroçaria em alumínio é o seu grupo propulsor. Este é composto pela geração mais recente da pilha de combustível da Toyota, com uma potência de 95 cv (70kW), e por um conjunto de baterias LFP com 80 kWh de capacidade.

Por fim, a mecânica do H2.City Gold fica completa com um motor elétrico com 245 cv (180 kW) de potência. Já a autonomia ascende aos 600 km.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Com números impressionantes, este autocarro produzido em Portugal fez furor em terras gaulesas. Segundo a CateanoBus, o feedback no final deste período de atividade dos H2.City Gold nos Jogos Olímpicos foi “muito positivo”.

Afinal não só passageiros de todo o mundo elogiaram o autocarro, mas também os motoristas se mostraram satisfeitos, assumindo que esta tecnologia é uma alternativa ao Diesel.

scroll up