Elétricos ameaçam soberania europeia

| Revista ACP

Proibição da venda de carros novos a combustão coloca em causa a liderança da União Europeia no setor automóvel.

@video=P55HF2vHXQg

O fim da venda de automóveis novos com motor a combustão na União Europeia está previsto para 2035, mas a medida continua a “colecionar” críticos e a motivar alertas.

Depois do Ministro das Finanças alemão ter instigado a União Europeia a focar-se em várias soluções para a descarbonização, agora foi a vez do Tribunal de Contas Europeu vir alertar para as consequências da transição energética para o setor automóvel na União Europeia.

Segundo um relatório divulgado por este organismo, o fim da produção e comercialização de automóveis a combustão na União Europeia coloca em causa a soberania económica e industrial no setor automóvel.

Apesar de reconhecer a importância da transição energética, o Tribunal de Contas Europeu levanta várias questões, entre as quais o fraco desenvolvimento da indústria de baterias europeia.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O Vodafone Rally de Portugal sai para a estrada já na próxima semana. Com três antigos campeões do mundo na lista de inscritos e nada mais nada menos que com cinco vencedores da prova do ACP nas suas fileiras, o rally organizado pelo ACP promete ser um dos pontos altos da temporada. Nesta edição fazemos a antevisão da prova que traz a Portugal as estrelas do WRC.

Também nesta edição, estivemos ao volante do Hyundai IONIQ 5, um dos concorrentes na categoria familiares do concurso ACP Elétrico do Ano.

Por fim, damos-lhe a conhecer o Óbidos Off Road Center. Com uma área museológica onde dá a conhecer alguns dos maiores ícones do mundo do todo o terreno, este espaço é também uma autêntica escola de todo o terreno onde, quem quiser, pode aprender ou aprimorar as suas capacidades para conduzir fora de estrada.

scroll up