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Estes são os descapotáveis usados mais populares na Europa

| Revista ACP

Segmento dos cabriolets vive uma encruzilhada no setor automóvel e as vendas são cada vez mais reduzidas, mas ainda existe procura.    

O segmento dos descapotáveis usados na Europa tem sido afetado por muitos factores nos últimos anos. Estes incluem a redução da oferta de novos modelos, o que levou a uma diminuição dos volumes, ao aumento da idade dos automóveis e ao aumento dos dias em stock. Além disso, a transição para os grupos motopropulsores eléctricos gera incerteza quanto ao futuro deste tipo de carroçaria. Mas quais foram os modelos mais vendidos e os mais rápidos a serem transacionados nesta categoria desde 2021? O site Autovista 24 fez as contas e eis o resultado por países.

Por exemplo, o descapotável mais rapidamente vendável nos mercados de automóveis usados de França, Itália, Espanha, Áustria, Suíça e Reino Unido foi o Mazda MX-5 hardtop. Em média foram apenas precisos pouco mais de 41 dias para conseguir vendê-lo, isto considerendo os dados entre janeiro de 2021 e agosto de 2024 .

No entanto, quando combinamos estes valores com com o do popular segmento dos SUV, o Mazda MX-5 foi apenas o nono modelo mais vendido e o único descapotável no top 10. O segundo descapotável mais vendido nesta tabela conjunta foi o Peugeot 308 CC em 42º lugar.

Ferrari surpreende em Itália

Os modelos descapotáveis produzidos em série, como o Mazda MX-5 e o Fiat 500C, tendem a vender-se rapidamente nestes seis mercados europeus, em comparação com outras ofertas do segmento. No entanto, os modelos de menor volume podem também ser vendidos rapidamente.

Em Itália, isto é demonstrado pelo Ferrari California, que foi o segundo descapotável mais rapidamente transacionado, saindo dos concessionários em pouco menos de 67 dias. Foi batido pelo Mazda MX-5 RF, que foi vendido em quase 64 dias.

Outros modelos premium no top 10 incluem o Mercedes-Benz AMG GT e o BMW Série 8, em oitavo e nono lugar, respetivamente. Entretanto, alguns modelos populares de descapotáveis demoraram mais tempo a ser vendidos.

Olhando para os modelos mais vendidos em Itália, o Fiat 500C tem uma liderança confortável, representando quase 22% do mercado italiano de descapotáveis usados. Segue-se o Mini descapotável, com uma quota de 9,2%. Em terceiro lugar surge o Smart Fortwo, com 6,7% do mercado, embora tenha sido vendido mais rapidamente, em 68 dias.

Estas três propostas destinam-se ao mercado de massas. No entanto, em termos do número de opções de modelos disponíveis para os compradores, o segmento desportivo do mercado de descapotáveis ultrapassa todos os outros combinados.

Em geral, os veículos descapotáveis não são concebidos para o mercado de massas, que exige caraterísticas como o espaço, o baixo consumo de combustível, o silêncio e o espaço na bagageira, que não são certamente os pontos fortes deste tipo de carroçaria.

É mais um prazer do que uma necessidade possuir um veículo descapotável e sempre foi assim. Além disso, nos últimos anos, o mercado de massas tem-se concentrado nos SUV, que, na minha opinião, não se prestam particularmente a uma versão descapotável, embora esta tenha sido tentada com o Volkswagen T-Roc e o Range Rover Evoque.

Domínio nacional em França

Em França, três modelos nacionais lideraram a tabela de vendas mais rápidas de descapotáveis. O Peugeot 308 CC foi o mais rapidamente vendido, com uma média de cerca de 46 dias. Seguiram-se o Renault Megane CC, com pouco mais de 54 dias, e o Peugeot 207 CC, com 56 dias em média.

No entanto, nenhum destes três modelos está presente no top 10 dos modelos descapotáveis mais vendidos no país. Esta tabela foi liderada pelo Mini descapotável, que obteve uma quota de mercado de 15,6%. O Fiat 500C surge em segundo lugar, com 11,4% do mercado francês de descapotáveis usados.

Entretanto, o Ford Mustang foi uma surpresa na tabela de vendas rápidas, situando-se em quarto lugar com uma média de 62 dias de stock. O BMW Z4 também teve um bom resultado, ficando em oitavo lugar e levando 67 dias para ser vendido.

Na tabela dos mais vendidos, o BMW Z4 lidera o segmento desportivo e ocupa o terceiro lugar na tabela geral dos descapotáveis (4,6% de quota de mercado), seguido do Porsche 911 Carrera em quinto lugar (4,3% de quota de mercado).

Tal como em Itália, a escolha de modelos no segmento desportivo do mercado francês de descapotáveis usados é superior à de todos os outros segmentos. Esta situação deve-se ao facto de os construtores terem abandonado as novas ofertas para o mercado de massas.

"Os descapotáveis estão a afastar-se do mercado de usados, uma vez que são mais pesados do que um coupé ou um automóvel normal. Com o aumento dos grupos motopropulsores eléctricos, as marcas estão a descontinuar as versões descapotáveis dos seus modelos, o que não acontece com os automóveis desportivos”, constata aquela publicação.

Domínio do Mini no Reino Unido

O Mini descapotável dominou a tabela dos descapotáveis mais vendidos no Reino Unido, representando 13,6% das vendas de descapotáveis usados desde o início de 2021. A alguma distância, ficaram o Mercedes-Benz Classe E em segundo e o BMW Série 4 em terceiro, com uma quota de mercado de 6,4% e 6,2%, respetivamente.

No entanto, o Mini descapotável foi apenas o oitavo na tabela de vendas rápidas de descapotáveis, demorando em média 60 dias a ser vendido. Foi batido por modelos como o Mercedes-Benz AMG-SL, que foi vendido em 57 dias, em média. Entretanto, o Mazda MX-5 hardtop foi o mais rapidamente vendido, permanecendo em stock apenas 41 dias. Foi seguido de perto pelo Citroën DS3 Cabrio, que demorou apenas 43 dias a ser vendido, em média.

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Ainda assim, os dois modelos de topo ficaram significativamente atrás dos modelos mais rapidamente vendidos noutros tipos de carroçarias.

Nas contas da Autovista 24 verifica-se que os modelos descapotáveis demoram claramente mais tempo, em média, a ser vendidos do que os outros tipos de carroçaria, com os 10 mais vendidos a demorarem entre 41 e 61 dias, em comparação com a média de 14 a 28 dias para os não descapotáveis.

Resultados esperados na Suíça

Na Suíça, o Mini descapotável foi o modelo descapotável usado mais vendido desde 2021, capturando 9,5% do mercado. Olhando para a tabela de vendas rápidas, esta foi liderada pelo BMW Série 3, que levou pouco menos de 67 dias para ser vendido em média. Em segundo lugar surge o Smart Fortwo com cerca de 75 dias de stock, enquanto o Peugeot 308 CC demorou pouco mais de 75 dias a ser vendido.

No entanto, houve um resultado surpreendente em ambas as tabelas. O Chevrolet Camaro foi o quarto descapotável mais vendido na Suíça, permanecendo em stock durante 87 dias, em média. Por outro lado, o Porsche 911 Carrera detinha a segunda maior quota de mercado no mercado dos descapotáveis, representando 7,8% da categoria de veículos usados.

Um Fiat impecável em Espanha e na Áustria

O Fiat 500C conquistou a maior quota de mercado de descapotáveis usados em Espanha, com 16,5%. O Mini descapotável ficou em segundo lugar com 14,6%, enquanto o BMW Série 4 ficou em terceiro graças a uma quota de mercado de 9,3%. O Porsche 911 Carrera surge em sétimo lugar (4,3% de quota de mercado) e o BMW Z4 em oitavo (3,9% de quota de mercado).

No que diz respeito à tabela de vendas rápidas, o Mazda MX-5 teve um forte desempenho em Espanha. A versão RF lidera o mercado com pouco menos de 53 dias de stock em média, seguida da versão standard com quase 65 dias. O Smart Fortwo completou o top 3, permanecendo em stock por pouco menos de 66 dias.

Na Áustria, o Fiat 500C também foi responsável pela maior quota de mercado de descapotáveis usados, com 13%. Seguiu-se o BMW Série 4, com uma quota de 11,8%, em segundo lugar, enquanto o Mini descapotável conquistou 9,8% do mercado, em terceiro.

O Porsche 911 Carrera também teve um forte desempenho neste mercado, ocupando o quinto lugar na tabela dos mais vendidos (6% de quota de mercado), batendo novamente o BMW Z4 em sétimo (4,1% de quota de mercado).

No topo da tabela dos descapotáveis usados mais vendidos na Áustria está o Smart Fortwo-e. Este veículo citadino foi vendido em média em pouco menos de 31 dias, uma distância considerável em relação ao Fiat 500C, que ficou em stock durante quase 67 dias. O Audi A3 ficou em terceiro lugar, com uma média de 68 dias de venda.

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