O Green NCAP divulgou esta quinta-feira os primeiros resultados de 2024 e o ano começa com impressionantes Estrelas Verdes nas categorias Grandes Familiares e Pequenos Familiares. Tal como em 2023, os automóveis chineses e eléctricos têm um lugar de destaque no alinhamento, obtendo pontuações elevadas no seu desempenho ambiental. Para esta ronda de testes, o Green NCAP avaliou o Hyundai IONIQ 6 elétrico, o BMW i4, o BYD DOLPHIN, o MG 4, o smart #3 e o BMW Série 2 Active Tourer mild-hybrid a gasolina.
O Hyundai IONIQ 6 elétrico teve um desempenho de cinco estrelas, alcançando uma pontuação média total de 98% na classificação do Green NCAP. Apesar das duas toneladas de peso, os excelentes valores de eficiência do IONIQ 6 podem ser atribuídos à aerodinâmica, a um grupo motopropulsor eficiente e a um sistema de aquecimento eficaz de baterias para condições mais frias, que utiliza uma combinação de aquecedor PTC, bomba de calor e calor residual.
O concorrente do IONIQ 6 na categoria de Grande Familiar, o BMW i4 elétrico com tração traseira, tem uma potência na estrada, mas não compromete a integridade ambiental com uma pontuação média de 96% no Green NCAP e uma classificação de cinco estrelas, proporcionando um consumo razoável e um bom conforto térmico para os seus passageiros. Ambos os carros dão a outros fabricantes de automóveis mais populares, como a Tesla, algo em que pensar, não só pelo seu atrativo, mas também pelas suas credenciais ambientais.
Para este lançamento, o Green NCAP também avaliou outro BMW, a versão mild hybrid do BMW Série 2 Active Tourer, na categoria de Familiar Pequeno. O construtor alemão decidiu conquistar as famílias com a condução e manobrabilidade confortáveis deste automóvel e o seu interior altamente equipado. E obteve um resultado de três estrelas e uma pontuação média de 51%, o que, embora não seja igual aos resultados obtidos pelos veículos eléctricos, não deve ser subestimado. O sistema de escape minimiza com sucesso, e de forma robusta, os poluentes e o grupo motopropulsor contribui para a redução das emissões de CO2.
Os restantes veículos avaliados neste relatório pertencem à categoria dos pequenos familiares, são totalmente eléctricos e são todos fabricados na China. O líder do grupo é um automóvel da BYD, com a sua terceira proposta no mercado europeu após o SUV ATTO 3 e a berlina Seal, o BYD DOLPHIN. Este hatchback elétrico com um preço atrativo obtém uma classificação de cinco estrelas e uma pontuação média de 98% na avaliação do Green NCAP. O carro tem o mesmo sistema de aquecimento e ar condicionado que o seu companheiro estável, o ATTO 3 (também recentemente testado pelo Green NCAP). Atinge baixos valores de consumo em diferentes ambientes, incluindo condições de autoestrada e de inverno.
O MG 4 é o primeiro hatchback 100% elétrico produzido pelo construtor automóvel chinês SAIC Motor sob a marca britânica MG e é semelhante em tamanho ao DOLPHIN e tem um preço igualmente atrativo. Apresenta bons valores de consumo e de autonomia, tanto em temperaturas normais como no inverno, obtendo cinco Estrelas Verdes e uma Pontuação Média de 95%. Em condições mais frias, um aquecedor PTC proporciona uma temperatura de condução confortável.
O último veículo testatdo nesta ronda do Green NCAP é o smart #3, uma versão coupé do SUV elétrico smart #1, com uma linha de tejadilho mais elegante e ligeiramente mais comprido e largo do que os "irmãos" mais compactos. Este veículo aerodinâmico apresenta valores de consumo notáveis, com uma potência máxima de 200 kW e uma bateria com uma capacidade declarada de 65 kWh. O veículo consegue oferecer conforto aos seus passageiros tanto em ambientes frios como quentes no seu modo de condução "conforto" predefinido. Para o aquecimento do habitáculo é utilizado um aquecedor PTC, enquanto as versões mais bem equipadas incluem uma bomba de calor adicional. Globalmente, obtém cinco Estrelas Verdes e uma Pontuação Média de 95%.
Segundo o diretor técnico do Green NCAP, "este lançamento oferece um pequeno retrato do mercado europeu e revela as muitas opções que estão a ficar disponíveis para as famílias, interessadas em reduzir o impacto no ambiente com o automóvel que compram. Aleksandar Damyanov considera ser "verdade que muitos dos veículos oferecidos são opções chinesas a preços competitivos, mas os fabricantes mais bem estabelecidos continuam a marcar presença, como a Hyundai e a BMW, oferecendo veículos que despertam o desejo dos consumidores e cumprem o desafio ambiental estabelecido pelo Green NCAP".