Numa altura em que o Governo alemão debate a revisão da legislação no que diz à redução das emissões de CO2, o Ministro dos Transportes alemão, Volker Wissing, surgiu com uma proposta particularmente polémica.
Segundo este, para alcançar as metas de redução de emissões o país deveria aplicar diversas restrições ao tráfego automóvel.
Uma delas seria implementada aos sábados e domingos, ou seja, ao fim-de-semana. De acordo com Volker Wissing, nestes dias o trânsito automóvel deveria ser proibido.
No seu entender, medidas como a redução dos limites de velocidade (já incluídas na lista de propostas) não são suficientes para alcançar as metas. Por isso, é preciso ir mais longe, mesmo que as medidas possam ter um impacto significativo na população.
Segundo o Ministro dos Transportes germânico, estas medidas mais radicais são uma resposta à ineficácia do atual quadro legal de proteção climática.
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Ainda de acordo com o Volger Wissing, a lei climática alemã deveria deixar de exigir a redução de emissões de CO2 por setores individuais (transportes, indústria, etc) e focar-se antes na redução total das emissões, independentemente dos setores da sociedade que para elas contribuem.
Como que a comprovar o quão polémica esta proposta é, nem sequer o partido político os Verdes, de carácter ecologista, nem a organização ambiental Greenpeace se mostraram favoráveis à sua implementação.
Curiosamente, em sentido contrário, recentemente o Ministro das Finanças alemão mostrou-se contra o fim dos motores de combustão, afirmando que a União Europeia se deve focar em diversas soluções para descarbonizar, inclusive combustíveis sintéticos ou biocombustíveis.