Green NCAP elegeu os mais "limpos" de 2023

| Revista ACP

Organismo que mede o desempenho ambiental dos automóveis novos na Europa já divulgou os melhores das 6 categorias. 

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O Green NCAP divulgou esta quinta-feira os vencedores das categorias de 2023 para que os consumidores possam fazer uma escolha ambientalmente consciente no segmento que melhor se adapta às suas necessidades pessoais. O ORA Funky Cat ou, em breve a designar-se, o GWM ORA 03, causou uma impressão notável, obtendo as melhores classificações nas categorias Automóvel familiar pequeno e Automóvel totalmente elétrico.

Ao obter classificações de cinco estrelas, todos os veículos com melhor desempenho do Green NCAP são eléctricos. No entanto, ao premiar os vencedores das categorias para 2023, o Green NCAP incluiu categorias para Diesel e Gasolina para reconhecer os fabricantes de automóveis que estão empenhados em introduzir designs de motores mais limpos e eficientes. Note-se que a definição dos vencedores das categorias não se baseia na Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), mas sim nos resultados da medição das emissões de poluentes do tubo de escape de um veículo, no consumo de combustível ou de energia necessário para a sua condução e na soma da produção direta de gases com efeito de estufa e das emissões relacionadas com a produção e o fornecimento de combustível/energia.

Segundo o diretor técnico do Green NCAP, Aleksandar Damyanov, "a indústria compreendeu agora que o novo regulamento Euro 7 não conduzirá a um enorme avanço no controlo das emissões como inicialmente previsto, o que deixa o mercado aberto à concorrência. A responsabilidade por um ar mais limpo poderá recair mais sobre os ombros da indústria do que sobre os reguladores. Esperamos que estes Vencedores de Categoria nos dêem orientações sobre as marcas que estão a fazer progressos numa direção sustentável".

Para definir o Vencedor da Categoria, é efectuado um cálculo do valor médio das pontuações em cada um dos três índices: Índice de Ar Limpo, Índice de Gases com Efeito de Estufa e Índice de Eficiência Energética. A Pontuação Média é dada em percentagem e é utilizada como base de comparação dos veículos, sendo que o veículo com a Pontuação Média mais elevada é o Vencedor da Categoria.

Os vencedores de categoria são:

Categoria de Carro Elétrico Completo e Categoria de Carro Familiar Pequeno: ORA Funky Cat. Nos testes do Green NCAP, o pequeno veículo familiar da Great Wall Motor demonstrou uma boa eficiência numa variedade de condições e fez uso do seu design aerodinâmico e da sua elevada eficiência de carregamento, ajudando a melhorar o seu consumo global e a reduzir os custos para os consumidores.

Categoria de veículos a gasóleo: Opel Mokka. O Mokka tira partido de um grupo motopropulsor a gasóleo bem adaptado e convence não só pelos seus baixos valores de consumo de combustível, mas também pela boa classificação no Índice de Ar Limpo. Conseguiu minimizar a emissão de poluentes, através de um sistema de pós-tratamento de gases de escape de última geração que se manteve robusto e eficaz na maioria das condições de teste.

Categoria de automóveis a gasolina: Škoda Kamiq. O Škoda Kamiq provou ser um bom veículo polivalente, utilizando de forma razoável o potencial de eficiência de um pequeno motor a gasolina turboalimentado e uma gestão de emissões adequada para manter baixos os níveis de emissões poluentes. Tanto o Opel Mokka a gasóleo como o Škoda Kamiq a gasolina podem ser vistos como uma referência para veículos convencionais a combustível fóssil com bom desempenho.

Categoria de carros executivos: Tesla Model S. O Tesla Model S impressiona não só pelas suas características tecnológicas de ponta, mas também pela sua atenção à eficiência energética, desempenho e autonomia de condução. Independentemente do seu tamanho e massa, o Model S é um exemplo no segmento dos automóveis de luxo puramente eléctricos.

Categoria carrinhas: Renault Kangoo

O Kangoo E-Tech oferece uma melhor capacidade de transporte de mercadorias e destina-se às pequenas e médias empresas. Com a sua bateria relativamente pequena (45 kWh), o carro destina-se a ser utilizado principalmente em distâncias mais curtas, mas este caso de utilização realça claramente todas as vantagens quotidianas da unidade de tração totalmente eléctrica, desde que o veículo possa ser carregado conforme necessário pelo utilizador.

Categoria SUV: VW ID.5

Apesar de pesar mais de 2.100 kg devido à sua grande bateria, o ID.5 demonstrou um desempenho impressionante em termos de eficiência. Os valores de consumo registados foram dos mais baixos medidos pelo Green NCAP até à data e permitiram que este VE ganhasse o primeiro lugar na sua categoria de SUV pequeno.

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