O Green NCAP divulgou esta quinta-feira o prémio de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA - Life Cycle Assessment, na sua sigla em inglês) para destacar os automóveis 5 estrelas com o menor impacto no clima durante toda a vida útil do veículo.
Esta é a primeira vez que a organização premeia os automóveis com base nos seus resultados de Avaliação do Ciclo de Vida. O prémio LCA foi atribuído a quatro automóveis: Dacia Spring, ORA Funky Cat, Renault Megane E-Tech e o Tesla Model 3.
Com este prémio, o Green NCAP incentiva os consumidores a fazerem uma "escolha mais ecológica" e a considerar todo o ciclo de vida de um automóvel, e não apenas o seu grupo motopropulsor. E passa a haver um selo visual para criar um reconhecimento claro do valor ambiental que o prémio representa.
Segundo o diretor Técnico do Green NCAP, Aleksander Damyanov, "desde 2019, a classificação por estrelas do Green NCAP tem proporcionado aos consumidores uma forma fácil de comparar o desempenho ambiental em estrada dos automóveis novos em condições de condução idênticas. As informações sobre a ACV complementa a classificação, uma vez que avalia o impacto ambiental completo do veículo impacto ambiental completo do veículo, tendo em conta factores como a produção fornecimento de energia e fim de vida". Para aquele responsável, o Green NCAP "acredita que este prémio ajuda consumidores a fazerem uma escolha informada e mais ecológica sobre a verdadeira sustentabilidade dos seus automóveis - será um verdadeiro fator de diferenciação para a vasta de automóveis eléctricos atualmente disponíveis no parque de estacionamento. Além disso, espera-se que o prémio funcione como um catalisador para a indústria inovar e acelerar o desenvolvimento de automóveis mais sustentáveis".
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O Prémio LCA é atribuído apenas aos veículos de cinco estrelas, ensaiados desde 2022, que estejam entre os veículos com melhor desempenho em termos de Avaliação de Ciclo de vida. Atualmente, trata-se de veículos com emissões totais de gases com efeito de estufa ao longo do ciclo de vida de gases com efeito de estufa iguais ou inferiores a 120 g de CO2/km, com base na metodologia Green NCAP e em valores médios europeus estabelecidos.
Desde 2022, o Green NCAP tem vindo a efetuar uma avaliação do ciclo de vida para cada automóvel testado, analisando o seu impacto do "berço ao cemitério", ou seja, desde o seu fabrico, passando pelo seu tempo de utilização e, finalmente, a sua destruição e tratamento em fim de vida, incluindo um certo grau de reciclagem. As emissões mais baixas da produção e produção e manutenção, juntamente com uma produção mínima de emissões prejudiciais para o clima durante a utilização, reduzem significativamente o impacto negativo no ambiente. Análises anteriores efectuadas pelo Green NCAP mostraram que os veículos mais leves com baterias mais pequenas têm uma clara vantagem em termos de minimização dos danos ambientais.
O Green NCAP incentiva vivamente os fabricantes a reconhecerem o ciclo de vida como uma parte crítica do desenvolvimento de veículos e a partilharem informações pormenorizadas relativas à sua própria produção de veículos.