Há mais acidentes sem seguro automóvel

| Revista ACP

O número de acidentes com viaturas sem seguro aumentou 21%. Em indemnizações já foram pagos cerca de seis milhões de euros. 

@video=Znxn7yoXYA0

O número de acidentes com viaturas sem seguro aumentou 21% desde o início do ano. Em indemnizações o Fundo de Garantia Automóvel já pagou cerca de seis milhões de euros entre janeiro e junho, o que representa um aumento de 27% das verbas usadas para cobrir os danos provocados por automobilistas sem seguro.

Ao todo, foram registados 1.791 acidentes em que o seguro não estava ativo. Cerca de 1.500 desses acidentes apenas envolveram danos materiais, mas os restantes tiveram consequências físicas para os envolvidos.

Já as indemnizações pagas por danos materiais custaram 1,5 milhões de euros, menos 17% face que em 2021, mas nos acidentes com danos corporais o Fundo de Garantia Automóvel teve de pagar mais 57% de indemnizações, ou seja, mais de quatro milhões de euros.

As consequências de conduzir sem seguro passam por uma multa mínima de 500 euros e a apreensão do veículo, mas em caso de acidente, o Fundo de Garantia Automóvel entra em ação. Dos cerca de 2,1 milhões de euros até agora devolvidos ao Fundo de Garantia Automóvel, mais de 1,5 milhões de euros teve de ser recuperado por via judicial.

O Fundo de Garantia Automóvel é um fundo público autónomo, gerido pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, destinado a cobrir as indemnizações num acidente de viação, mas também financiar campanhas de segurança rodoviária. As verbas são angariadas através de todos os seguros automóvel, que destinam 2,5% do seu valor para o fundo. No ano passado registaram-se s 8, 2 milhões de apólices ativas.

scroll up