Incentivo ao abate de veículos em fim de vida está de volta

| Revista ACP

A medida entra em vigor a partir do 2º semestre de 2024 e estima abater 45 mil carros que circulam nas estradas portuguesas.

@video=4SSUptl38bc

O incentivo ao abate de veículos em fim de vida está de volta, depois de ter sido abandonado em 2010. Com o seu regresso e entrada em vigor a partir do 2º semestre de 2024*, o Governo estima abater 45 mil carros, reduzindo, dessa forma, a idade média dos automóveis em circulação.

Segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), circulam nas estradas portuguesas cerca de milhão e meio de veículos ligeiros com mais de 20 anos, um parque envelhecido que de acordo com Carlos Barbosa, presidente do ACP “representa falta de segurança para os passageiros porque os carros já são muito antigos”.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O impacto orçamental desta medida está estipulado em 129 milhões de euros com os incentivos a variarem entre os 2.000 e os 6.000. No caso de um abate a um veículo ligeiro, o incentivo é de 4.000 euros, valor que pode ser descontado na compra de um carro elétrico novo ou usado, até quatro anos.

* Atualização: depois da tomada de posse do novo Governo em abril, a medida prevista para o 2º semestre de 2024 ainda não foi publicada, esperando-se a regulamentação da mesma. 

scroll up