A Alfa Romeo vai mudar o nome do seu novo modelo "Milano" para "Junior" para aliviar as tensões com o governo italiano, que na semana passada criticou a escolha de um nome que soa a italiano para um veículo construído na Polónia.
"Embora pensemos que o nome 'Milano' cumpria todos os requisitos legais, tomámos a decisão de o mudar para 'Junior' para facilitar as relações com o governo italiano", disse o CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, numa conferência de imprensa.
Na quinta-feira, um dia depois do lançamento oficial do primeiro veículo elétrico da Alfa Romeo em Milão, o Ministro da Indústria italiano, Adolfo Urso, afirmou que o nome do veículo violava uma lei italiana que visa os produtos que "soam a italiano" e que falsamente afirmam ser italianos.
A queixa de Urso foi mais um episódio de uma guerra de palavras entre o governo nacionalista da Primeira-Ministra Giorgia Meloni e o fabricante de automóveis franco-italiano, numa altura em que as duas partes mantêm conversações sobre um plano para aumentar a produção automóvel nacional para um milhão de unidades.
A lei mencionada por Urso diz que é ilegal apresentar um produto de fabrico estrangeiro como sendo proveniente de Itália. Normalmente, tem sido invocada contra produtos alimentares, por exemplo, o queijo "parmesão" fabricado nos EUA, que se assemelha ao "parmigiano" de Itália.
O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, foi citado pela Automotive News como tendo dito que a produção do "Milano" na Polónia, em vez de Itália, permitiria reduzir em 10 mil euros o preço de venda ao público, que começa abaixo dos 30.000 euros para a sua versão híbrida mais barata.
O CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, disse que "a escolha do nome Alfa Romeo Junior é completamente natural, uma vez que está fortemente ligado à história da marca e tem estado entre os nossos favoritos e entre os favoritos do público desde o início". E acrescentou: "Decidimos mudar o nome, apesar de sabermos que não somos obrigados a fazê-lo, porque queremos preservar a emoção positiva que os nossos produtos sempre geraram e evitar qualquer tipo de controvérsia."
O executivo explicou ainda que o crossover já é um sucesso esmagador, pois a atenção que tem vindo a receber é "bastante emocionante". Em particular, Imparato disse que receberam um "número sem precedentes de visitas ao configurador online, fazendo com que o site caísse por algumas horas".
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Voltando ao nome, a Alfa Romeo introduziu o GT 1300 Junior em 1966 como um modelo acessível destinado a jovens consumidores. Foi um sucesso imediato e a empresa vendeu mais de 92.000 unidades.