Concebido para a Europa, o Micra Gen5 é mais baixo, mais largo e mais comprido do que os seus antecessores e oferece significativamente mais espaço interior. Também possui novos e avançados motores, um chassis totalmente novo e um conjunto completo de inovadores dispositivos de segurança.
Fiel ao estilo “Sway Concept” revelado no Salão de Genebra de 2015, o Micra Gen5 incorpora, na íntegra, a mais recente linguagem de design da Nissan, com detalhes que lhe conferem exclusividade e emotiva “escultura” da carroçaria. Entre os pormenores de design, destaque para a nova grelha V-motion de onde nasce a linha vincada e ondulante até à traseira, para os faróis em forma de boomerang e o tejadilho com efeito flutuante, mais um exclusivo de design da Nissan. Mas existem outras características, como, por exemplo, os puxadores das portas traseiras ocultos nos pilares C e o tejadilho alongado até um spoiler, favorecendo a performance aerodinâmica e a estética do novíssimo Mira.
Já no interior, além da muita atenção dada ao conforto do condutor, O Micra Gen5 traz para o segmento B largo conjunto de elementos de segurança que dão corpo à Condução Inteligente da Nissan, entre eles a Prevenção do Afastamento da Faixa de Rodagem, Travagem de Emergência Inteligente com reconhecimento de peões, Monitor de Visão 360º, reconhecimento de Sinais de Rodoviários, comutação automática de Máximos e Aviso de Objeto no Ângulo Morto. No que respeita ao entretenimento e conectividade, destaque para o sistema de som Bose, ecrã central de 7 polegadas, GP e Apple CarPlay.
Em termos de motorização, o Gen5 oferecerá, aquando do lançamento, um bloco a gasolina de três cilindros turbo com 900cc, e um diesel de 1,5 litros, ambos a debitarem uma potência de 90cv. A estes junta-se um propulsor aspirado de 1 litro a gasolina com 73cv.