Depois de um longo processo de negociações e de várias objeções por parte de alguns Estados-membros, a norma de emissões Euro 7 foi aprovada pelo Parlamento Europeu.
Apesar de representar um avanço significativo em relação às normas de emissões atualmente em vigor, a Euro 7 agora aprovada é menos exigente do que o inicialmente previsto.
A nova norma atualiza os limites para as emissões de gases de escape (como óxidos de azoto, partículas, monóxido de carbono e amoníaco), mas também introduz novas medidas para reduzir as emissões dos pneus e dos travões.
Outra das novidades passa pela introdução de um limite à degradação das baterias de veículos elétricos e híbridos bem como a criação de um passaporte ambiental para os veículos.
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Este novo documento inclui a informações acerca do desempenho dos veículos no momento da matrícula como o nível dos limites de emissão de poluentes, as emissões de dióxido de carbono, os consumos, a autonomia elétrica, a potência do motor e a durabilidade das baterias.
A nova norma Euro 7 foi aprovada com 297 votos a favor, 190 contra e 37 abstenções dos eurodeputados. Porém, a aprovação do Parlamento Europeu não marca o fim de todo o processo legislativo.
Para entre em vigor falta ainda a aprovação por parte do Conselho Europeu, órgão que já há uns meses havia chegado a acordo com o Parlamento Europeu acerca deste tema.