Parlamento Europeu aprovou Euro 7

| Revista ACP

Eurodeputados concordam com os níveis propostos pela Comissão para as emissões poluentes dos automóveis de passageiros e mercadorias. 

O Parlamento Europeu aprovou esta quinta-feira a sua posição de negociação sobre a reformulação das regras da UE em matéria de homologação e fiscalização do mercado de veículos a motor (Euro 7) por 329 votos a favor, 230 contra e 41 abstenções. Os eurodeputados estão prontos para negociar com os governos da UE as novas regras para reduzir as emissões de viaturas de passageiros, furgonetas, autocarros e camiões.

O novo regulamento atualizará os atuais limites para as emissões de gases de escape (como óxidos de azoto, partículas, monóxido de carbono e amoníaco) e introduzirá novas medidas para reduzir as emissões dos pneus e dos travões, bem como aumentar a durabilidade das baterias.

Os eurodeputados concordam com os níveis propostos pela Comissão para as emissões poluentes dos automóveis de passageiros e propõem uma repartição adicional das emissões em três categorias para os veículos comerciais ligeiros com base no seu peso. Defendem igualmente limites mais rigorosos para as emissões de gases de escape medidas em laboratório e em condições reais de condução para autocarros e veículos pesados.

Segundo o eurodeputado Alexandr Vondra, foi possível "encontrar um equilíbrio entre os objetivos ambientais e os interesses vitais dos fabricantes. Seria contraproducente aplicar políticas ambientais que prejudiquem tanto a indústria europeia como os seus cidadãos. Através do nosso compromisso, servimos os interesses de todas as partes envolvidas e afastamo-nos de posições extremas."

O Parlamento pretende igualmente alinhar as metodologias de cálculo e os limites da UE para as emissões de partículas dos travões e as taxas de abrasão dos pneus com as normas internacionais atualmente em desenvolvimento pela Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa.

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