A Polícia Municipal do Porto iniciou esta semana um conjunto de operações no sentido de a fiscalizar e multar as trotinetas e bicicleta elétricas que se encontrem mal estacionadas na via pública. Mas a operação policial também visa outras infrações.
No primeiro dia de fiscalização, a Polícia Municipal removeu 47 trotinetas elétricas e uma bicicleta elétrica, que foram depositadas na garagem do Silo Auto, na Rua Guedes de Azevedo, onde só podem ser levantadas depois de efetuado o pagamento da multa.
Entre as principais infrações detetadas estão trotinetas e bicicletas elétricas estacionadas em cima dos passeios, mas também a circulação nestes veículos “desrespeitando os semáforos ou no sentido contrário ao trânsito”, de acordo com a Polícia Municipal do Porto.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
As multas variam entre os 30 e os 88 euros, e são aplicadas ao condutor se for apanhado em flagrante. Nas restantes situações, a multa é remetida para os respectivos operadores dos serviços de mobilidade suave partilhada.
A multa no valor máximo é aplicada ao operador no caso da trotineta ou bicicleta elétrica ter sido estacionada nos lugares destinados às cargas e descargas. 73 euros é o valor a pagar caso o veículo esteja em cima do passeio. Já o valor mínimo, de 30 euros, aplica-se quando o condutor do veículo é apanhado a circular em cima do passeio.
Segundos os números avançados pelo ‘Jornal de Notícias’, existem atualmente 2300 deste veículos a circular na cidade do Porto.