Radares dão recorde de multas

| Revista ACP

Valor das receitas com radares bateu recordes, mas ficou abaixo do previsto pelo governo no anterior Orçamento do Estado.

@video=T8N9NlCXHOg

Há 14 anos que o Estado não arrecadava tantos milhões por infrações ao Código da Estrada. Os dados fornecidos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), destacam um aumento significativo de 93% nas transgressões do limite de velocidade nos últimos quatro meses do ano anterior. 

Este recorde de receita foi impulsionado pela implementação de 37 novos locais de controle de velocidade, em operação desde setembro.

Apesar de representar um recorde recente, o valor arrecadado ainda assim fica longe do previsto pelo Governo na proposta do Orçamento do Estado para 2023. Enquanto o orçamento estimava uma receita de 135,8 milhões de euros, a realidade se limitou aos 96 milhões de euros.

As obras do MetroBus estão por toda a cidade de Coimbra, motivo para uma sessão de esclarecimento promovida pelo ACP. O gestor do empreendimento do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) admitiu na conferência do ACP que será muito difícil concluir a linha do hospital, que vai atravessar o centro de Coimbra, até ao final de 2025.

“Vai ser muito difícil nós conseguirmos acabar a linha do hospital em 2025, mas estamos a fazer os possíveis e impossíveis para que isso aconteça”, afirmou o gestor do empreendimento do SMM e engenheiro da Infraestruturas de Portugal (IP), Duarte Miguel, que falava numa sessão de esclarecimento em Coimbra sobre o sistema de ‘metrobus’ (autocarros elétricos a circular em via dedicada), promovida pelo Automóvel Club de Portugal.

Arranca esta sexta-feira o Campeonato de Portugal de Ralis, que tem no Vodafone Rally de Portugal o ponto alto do calendário. Tempo ainda para ver como foi o Passeio de Clássicos TT.

scroll up