As vendas de carros elétricos na União Europeia cresceram três vezes mais rápido do que a instalação de postos de carregamento entre 2017 e 2023, indica um relatório da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA). Uma lacuna que para aquele organismo é preciso ultrapassar para satisfazer a procura e cumprir as metas de redução de CO2 até 2030.
“Estamos muito preocupados com o facto de a implantação da infraestrutura não ter acompanhado o ritmo das vendas de automóveis elétricos nos últimos anos. Além disso, esta lacuna de infraestrutura corre o risco de aumentar no futuro numa extensão muito maior do que as estimativas da Comissão Europeia”, adianta Sigrid de Vries, Deretora Geral da ACEA.
No ano passado foram instalados pouco mais de 150.000 pontos de carregamento públicos em toda a UE (menos de 3.000 por semana, em média), atingindo um total de mais de 630.000.
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De acordo com a Comissão Europeia, deverão ser instalados 3,5 milhões de pontos de carregamento até 2030. Alcançar esta meta significaria instalar cerca de 410.000 pontos de carregamento públicos por ano (ou quase 8.000 por semana) – quase três vezes a taxa de instalação anual mais recente.
No entanto, a ACEA estima que serão necessários 8,8 milhões de pontos de carregamento até 2030. Alcançar este valor exigiria a instalação de 1,2 milhões de carregadores por ano (ou mais de 22 000 por semana) – oito vezes a taxa de instalação anual mais recente. “Os investimentos em infraestruturas públicas de carregamento devem ser urgentemente aumentados se quisermos colmatar a lacuna infraestrutural e cumprir a meta climática”, acrescenta ainda Sigrid de Vries.