Numa altura em que as incertezas dominam o mercado automóvel, a Volvo mantém-se firme no caminho da eletrificação. A certeza foi deixada ao ACP pela Diretora Geral da Volvo Cars Portugal, Susanne Hägglund, à margem da apresentação de resultados da marca sueca, que bateram novo recorde.
Segundo Hägglund, além do já tradicional compromisso com a segurança, a marca vai apostar (ainda) mais na sustentabilidade e também na tecnologia. Tudo isto com o objetivo de repetir em 2024 os resultados históricos alcançados em 2023 a nível global e nacional.
Depois de já ter anunciado que vai abandonar os motores Diesel, a Volvo tem metas ambiciosas para o futuro próximo: garantir que 50% das suas vendas em 2025 correspondem a elétricos e reduzir as emissões de CO2 em 75% até 2030.
Ora, é com estes objetivos “em mente” que a Volvo vai lançar três novos modelos elétricos em 2024: o pequeno EX30, o EX90 e ainda o EM90 (este destinado, inicialmente, ao mercado chinês). Estes vão juntar-se aos XC40 e C40 Recharge, os dois modelos elétricos já presentes na gama da Volvo.
Como nos revelaram os responsáveis da marca, é sobre o pequeno EX30 que recaem as maiores expectativas, com a Volvo a apontar à liderança do segmento B-SUV entre as marcas premium.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Ainda entre estas, e no total do mercado nacional, a Volvo ambiciona chegar ao top 4 de vendas entre as propostas 100% elétricas. Para tal será também importante o novo EX90.
De acordo com Susanne Hägglund, o SUV topo de gama 100% elétrico deverá começar a ser entregue este ano e a marca espera que venha a replicar o sucesso alcançado pelo XC90.