O I.D. está posicionado como um carro elétrico compacto com que a Volkswagen pretende expandir a sua gama de modelos de grande produção em paralelo com best-sellers, como o Polo, Golf, Tiguan e Passat. O I.D. será alimentado por motor elétrico com uma potência de 170 cv, oferecendo uma autonomia de cerca de 600 quilómetros e um preço no nível do Golf de hoje com potência similar. O I.D. fará com que o tema "zero emissões" passe a ser um aspeto comum da condução diária.
O I.D. destaca uma linguagem completamente nova de design da Volkswagen para veículos elétricos da classe compacta. Foi implementado pela primeira vez no seu interior aquilo que é conhecido como conceito de espaço aberto. Um pouco mais curto do que um Golf, o I.D. oferece o espaço generoso de um Passat, o que foi possível através do conceito da nova arquitetura de acionamento com um motor elétrico sobre o eixo traseiro e uma bateria de alta tensão no piso do veículo, permitindo mais espaço e flexibilidade. Ao mesmo tempo, o I.D. faz já uma ponte para o ano de 2025, sendo o primeiro concept-car da Volkswagen que será totalmente autónomo no modo "I.D. Pilot", que é ativado ao pressionar o logotipo da VW no volante, que, em seguida, desaparece no painel de instrumentos e transmite ao condutor uma inteiramente nova sensação de espaço.
Com o I.D. a marca alemã pretende desenvolver quatro domínios que terão grande impacto na condução do futuro:
Sustentabilidade Inteligente - avançando no desenvolvimento de inovadores modelos de carros elétricos para produção em larga escala; Condução Automática – ao produzir carros ainda mais seguros e confortáveis, sustentados em tecnologia de condução automática; Utilização Intuitiva – ao concentra-se em veículos com uma operacionalidade intuitiva com novos displays e inovadores conceitos de controlo; Comunidade Conectada – no futuro a marca vai interligar os seres humanos, carros e o ambiente através de uma identidade de utilizadores de modelos Volkswagen.