Depois de ter abolido as trotinetes de aluguer, Paris prepara-se para aumentar a taxa paga pelos SUV para estacionar nas suas ruas. O objetivo? Reduzir as emissões.
A notícia está a ser avançada pelo The Guardian que refere que os detalhes da nova taxa e a forma como esta será aplicada ainda não são conhecidos. O que é certo é que a medida já foi aprovada pela assembleia municipal parisiense e deverá entrar em vigor a 1 de janeiro de 2024.
Apesar de visar os SUV, esta medida deverá contar com algumas exceções, nomeadamente para os modelos 100% elétricos e para aqueles que forem de famílias numerosas, que precisam de veículos mais espaçosos.
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Recentemente, as autoridades parisienses referiram que o número de SUV nas ruas da capital gaulesa aumentou 60% ao longo dos últimos quatro anos, correspondedo já a 15% dos 1,15 milhões de veículos privados estacionados na cidade.
Segundo Frédéric Badina-Serpette, vereador do partido ecologista EELV (Europe Écologie Les Verts), responsável pela apresentação desta proposta, o objetivo passa por “tornar [o preço do estacionamento] progressivo em função do peso e da dimensão dos veículos”.
Para Badina-Serpette é preciso “concentrar-se num absurdo: a «auto-besidade» … ou seja, o crescimento do peso e da dimensão dos veículos que circulam nas nossas cidades, e particularmente em Paris”.
O responsável pelo espaço público e pelas políticas de mobilidade parisienses, David Belliard, também se mostra crítico acerca deste tipo de veículos “não há caminhos de terra nem estradas de montanha… os SUV são completamente inúteis em Paris. Pior, são perigosos e são precisos muitos recursos para os produzir”.
No campo oposto surge Pierre Chasseray, porta-voz de um grupo de defesa dos automobilistas. Em declarações ao Le Parisien, Chasseray afirmou: “os SUV são veículos familiares, são usados para viagens de fim de semana e férias”.
Além de Paris, também Lyon vai aplicar taxas de estacionamento mais elevadas aos veículos mais pesados e Grenoble prepara-se para aplicar uma medida idêntica.