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Citroën presta tributo ao saudoso SM

| Revista ACP

O modelo lendário da marca francesa foi reinterpretado através de um design de vanguarda com respeito pelo conceito original.

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Na primavera de 2020, a DS Automobiles partilhou nas suas redes sociais uma série de esboços denominados #SM2020. Estes desenhos resultaram de um concurso de criatividade interno entre os designers do DS Design Studio Paris a propósito de uma reinterpretação do majestoso SM apresentado em 1970. A mensagem foi compreendida por aquela equipa de criativos que trabalhou como se o SM tivesse continuado a ser desenvolvido ao longo das últimas cinco décadas. O resultado final foi o SM TRIBUTE que é não só uma justa homenagem ao lendário automóvel como celebra dez anos de arte e elegância desde a criação da DS Automobiles e a sua participação no primeiro Chantilly Arts & Elegance.

“Inspirámo-nos no estudo de vários exemplares SM, incluindo os protótipos e os dois SM presidenciais. Tinham uma caraterística marcante, como uma assinatura. Davam a impressão de voar na estrada, eram muito ‘aéreos’”, afirmou Frédéric Soubirou, Diretor de Design Exterior da DS Automobiles.Esta leveza, que sugere dinamismo e eficácia reflete-se na silhueta esbelta e musculada do SM TRIBUTE. A relação direta é fortemente caraterizada por uma frente icónica e um perfil denominado por um longo capot. O visual bicolor alargado foi trabalhado em torno de uma reinterpretação da cor Gold Leaf que constava na brochura de 1971, com um verniz acetinado trabalhado com uma pátina artesanal e combinado com um preto especialmente colorido.

O SM não tinha uma grelha superior evidente, que foi substituída por uma ampla secção em vidro que revelava os módulos dos faróis e a chapa de matrícula. Cinquenta anos mais tarde, esta secção em vidro transforma-se num ecrã 3D que se ilumina até meio, enquadrado por uma assinatura luminosa composta por três módulos de cada lado - tal como no passado - reforçada por oito DRL (Luzes de Circulação Diurna) com ponta de diamante e verticais, com base numa forma de tríade que convergem num ponto como a proa de um navio. O perfil mantém as linhas caraterísticas do SM, conduzindo o fluxo de ar da frente para a traseira mais estreita. Atrás de duas grandes janelas, o painel traseiro é cortado ao meio e continua a fazer a parte traseira flutuar em forma de S. Naturalmente, as rodas traseiras são parcialmente revestidas com peças amovíveis.

Embora mantenha as proporções do SM, com um comprimento de 4,94 m (+ 3 cm) e uma altura de 1,34 m (+ 2 cm), o SM TRIBUTE ganha sobretudo em musculatura e presença, com uma largura de 1,98 m (+ 14 cm). Em busca de eficácia, a distância ao solo passa para 12 centímetros (-3,5 cm). O SM TRIBUTE assenta em grandes jantes de 22 polegadas embelezadas com inserções aerodinâmicas.

No interior, o design de 1970 foi também reinterpretado com a forma caraterística da parte superior do painel de instrumentos, bem como o desenho oval dos instrumentos. Fiel à alma vanguardista do SM, a visualização das informações é feita através de projeção e a “consola de ecrã” curva, ligada ao volante steer-by-wire, completa este conceito tão caro à marca. Sons e luzes envolvem os ocupantes. O interior é muito delicado, com uma cor marfim composta por couro e Alcantara. Um grande ecrã na parte da frente do painel de instrumentos constitui um ambiente privilegiado para acolher um conjunto quase infinito de acabamentos e materiais. Os bancos mantêm o revestimento icónico do SM, com as suas almofadas horizontais.

Parceira do "Chantilly Arts & Elegance" desde o seu início em 2014, a DS Automobiles apresenta o SM TRIBUTE no décimo aniversário do concurso realizado nos jardins tipicamente franceses do Château de Chantilly. Instalado num espaço de 120 m2 junto a um SM original, o SM TRIBUTE participará no “Concours d'Elegance” no próximo dia 15 de setembro. Para este ano, o SM TRIBUTE terá a companhia de um vasto conjunto de exemplares SM expostos na “Collectors' Village”. Os visitantes poderão ver ou reencontrar um SM OPERA de quatro portas, um SM MYLORD cabriolet, um SM de competição, que participou nas 24 Horas de Spa-Francorchamps de 1974, um SM PROTO já visto no “Rétromobile” de 2023, bem como outros SM, de diferentes cores, do Euro SM Club, graças à l’Aventure DS.

O SM, nascido no início dos anos 70, representou o auge da inovação automóvel francesa. Este grand tourer foi um verdadeiro concentrado de tecnologia. O seu estilo aerodinâmico, concebido por Robert Opron, era simultaneamente elegante e vanguardista. Sob o capot, um potente V6 oferecia um desempenho excecional em estrada. Mas o que realmente fazia do SM um automóvel notável era a sua suspensão hidropneumática, herdada do DS, que lhe conferia um conforto de condução inigualável e uma aderência à estrada exemplar. O SM continua hoje a ser um modelo de culto, desejado por colecionadores de todo o mundo. A sua combinação única de conforto, performance e inovação faz do SM uma verdadeira lenda automóvel.

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Se o SM causou um grande impacto, foi também graças ao seu interior luxuoso e minucioso. Os materiais de alta qualidade, a construção de grande precisão e a ergonomia apurada criaram uma atmosfera particularmente requintada no interior. O painel de bordo, com os seus instrumentos circulares e o seu volante característico, era simultaneamente funcional e estético. O SM estava também muito bem equipado para a época, incluindo bancos elétricos, ar condicionado e direção assistida. Para além do seu carácter dinâmico, o SM era um automóvel capaz de oferecer um conforto de primeira classe aos seus ocupantes.

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