Ferrari Testarossa símbolo de inovação há 40 anos

| Revista ACP

Na tradição dos desportivos Ferrari da década de 50, o Testarossa continua um dos automóveis mais marcantes na história da marca italiana.

Ferrari-Testarossa-840

O ano de 1984 trouxe grandes novidades ao mundo automóvel, tendo sido muito especial para algumas marcas como a Ferrari que apresentou um dos maiores ícones daquela década: o Ferrari Testarossa. Com o nome inspirado pelo 250 Testa Rossa, modelo de competição dos anos 50, o superdesportivo que celebra 40 anos chegou para substituir o 512 BBi.

Com um design revolucionário para a época fruto da parceria entre a marca italiana e a Pininfarina, o Testarossa atraiu desde logo as atenções da imprensa e convidados VIP que assistiram à sua antestreia no cabaré Lido, nos Champs Elysées, na véspera de ser apresentado ao público no Salão de Paris de 1984.

Mecanicamente, este desportivo equipava um bloco V12 boxer naturalmente aspirado com 4.9 l de capacidade. Com 390 cv de potência, este motor surgia associado a uma caixa manual de cinco relações.

O interior era luxuoso e possuía ar-condicionado, bancos revestidos em couro com várias regulações, painel dotado de muitos instrumentos e boa visualização.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

A produção do Ferrari Testarossa terminou em 1991, com 7.177 exemplares construídos, e o seu sucessor direto foi o Ferrari 512 TR.

scroll up