Quase seis dezenas de equipas rumaram à região Centro para um percurso com duas etapas e cerca de 300 quilómetros de extensão, com partida da Lousã e que atravessava zonas com forte tradição nos ralis em Portugal. O pelotão do Rally D. Carlos I incluía máquinas construídas entre 1958 e 2000, o que proporcionou belas imagens em cenários de cortar a respiração, a misturar história e contemporaneidade.
Durante as etapas de sábado e domingo, o equilíbrio marcou as 15 especiais da prova (divididas por Regularidade Absoluta, Regularidade por Setores e Regularidade à Figura). Na fase decisiva, no domingo, a dupla Gonçalo Pinto / António Machado conseguiu um ligeiro ascendente com o BMW 3.0 CSi de 1973 (Categoria G), obtendo a menor pontuação do rali, com escassos 6,2s de vantagem sobre o Volvo PV544 de 1960 de Edgar Botelho e Rui Martins, que, por sua vez, venceram a Categoria F.
Frederico Valsassina, navegado por Vasco Mendes, levou o seu Jaguar MK II de 1960 ao triunfo na Categoria E, enquanto João Rodrigo Santos e Alfredo José Santos venceram a Categoria H, com um Autobianchi A112 Abarth de 1984. Entre os carros da Categoria FC, vitória para o Mini Cooper 1300 de 1991, guiado por Jorge Pais e navegado por Raquel Pais.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Os vencedores por categorias:
Categoria E
1º Frederico Valsassina e Vasco Mendes em Jaguar MK2, de 1960
2º Nuno e Francisco Pereira de Melo em Fiat Derivazione Abarth, de 1959
3º Álvaro Serrão e Berta Rocha em MG A, de 1959
Categoria F
1º Edgar Botelho Moniz e Rui Martins em Volvo PV544, de 1962
2º Evandro e Adriana Gueiros em Porsche 911 E, de 1970
3º Guilherme Carvalho Duarte e José Pedro Faria em Jaguar MK2, de 1969
Categoria G
1º Gonçalo Ribeiro Pinto e António Leal Machado em BMW 3.0 CSI, de 1973
2º José Luís Nunes e Rui Bragança em Alfa Romeo 2000 GTV, de 1972
3º Diogo e Xavier Guedes Vaz em Triumph TR6 PI, de 1974
Categoria H
1º João Rodrigo Santos e Alfredo José Santos em Autobianchi A112 Abarth, de 1984
2º Edgar e Filipa Guerra em Alfa Romeo Giulietta, de 1983
3º Miguel Jerónimo e António Caldeira em Porsche 911 SC, de 1982
Categoria Futuros Clássicos
1º Jorge e Raquel Pais em Mini Cooper 1300, de 1991
2º José e Sofia Aleixo em Mercedes-Benz, de 1997
3º António Horta Tavares e Helder Bandarra tavares em Mazda MX5, de 1999
Com o Rally D. Carlos I, chegou ao fim a época de eventos organizados pelo ACP Clássicos, que já prepara o calendário de 2025.