Se na 1ª etapa coube a António Maio fazer as "honras" de limpar uma pista cheia de armadilhas, obrigando o piloto ACP a defender a integridade da sua Yamaha, já nesta 2ª etapa as coisas passaram-se de forma bem diversa.
António Maio teve hoje um excelente desempenho nos 470 km cronometrados da etapa que ligou Al Henakiyah a Al Duwadimi. O piloto ACP gastou 4h40m48s, tempo que lhe permitiu terminar em 15º lugar, a apenas 31s da posição 13. Com este resultado António Maio subiu seis posições na classificação geral e ficou a menos de 10 minutos de entrar para o ambicionado Top 20 absoluto de uma corrida onde participam mais de três dezenas de pilotos da elite mundial da modalidade.
“Hoje a etapa foi francamente melhor e eu também me senti muito melhor", descreveu o Major da GNR, que já venceu por oito vezes a Baja Portalegre 500. "Ao início apanhamos umas dunas um pouco complicadas, mas depois a prova tornou-se mais rápida, mais ao meu estilo, com alguma pedra, mas nada como ontem. Fomos passando alguns pilotos e isso deixa-nos ainda mais motivados".
Mas também houve dificuldades nos trilhos da Arábia Saudita: "nos últimos 30 quilómetros apanhei um piloto que não me deixou passar e com isso perdi algum tempo. O importante é que não caímos, a moto esteve impecável e também estou melhor da minha constipação. Era importante encontrarmos o ritmo e isso hoje já aconteceu. Agora é continuar a olhar para a frente. Duas já estão”, referiu António Maio no bivouac de um Dakar 2024 onde ocupa a 26ª posição da geral sendo 17º entre os pilotos Rally GP.
A terceira etapa do Dakar 2024 que amanhã se disputa marca a primeira jornada maratona desta edição da mais dura competição de todo-o-terreno do mundo. A primeira especial será composta por uma mistura de trilhos rochosos, vastas extensões de areia e cadeias de dunas.
Encontrar o ritmo certo não será tarefa fácil devido à alternância entre seções rápidas, mais lentas e terreno irregular. Neste dia os concorrentes cumprem 440 km cronometrados e os mecânicos terão apenas duas horas para trabalhar antes das máquinas entrarem em parque fechado.