Apresentação da Toyota Gazoo Racing Iberian Cup

| Revista ACP

Trata-se de um campeonato ibérico organizado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e o Motor & Sport Institute (MSI) de Teo Martin que tem como veículo de eleição o desportivo Toyota GR Yaris. O modelo conta com o motor original, mas tem algumas diferenças.

Capa-gazoo-iberica

O pequeno hatchback de tração às quatro rodas mantem o bloco 1.6 turbo de 261 cavalos e os 360Nm de binário original. No entanto, e porque se trata de uma prova desportiva, tiveram de ser adicionados todos os dispositivos de segurança como corte de corrente geral ou o sistema de extintores para salvaguardar os concorrentes no caso de acidente. Quando observado de perto o Yaris RZ de competição prova ser um verdadeiro carro de corrida, encontramos materiais como fibra de carbono em vários componentes que no modelo de série são fabricados em plástico, para reduzir custos. Recebeu uma suspensão mais desportiva e outros dispositivos, indispensáveis no mundo dos ralis, como um travão de mão hidráulico, que o piloto Ricardo Teodósio demonstrou na sua apresentação ser bastante eficaz.

Relativamente ao seu valor o modelo custa 68.800+IVA com matrícula espanhola, mais 6.000 a 8.000€+IVA para ter matrícula portuguesa, para quem quiser, o Kit de terra custa mais 5.800€+IVA. A Taça Ibérica de Ralis está prevista, para as próximas três temporadas (2022-2024) e tem para oferecer mais de 250.000€ em prémios.

Durante esta apresentação, no Algarve, esteve presente ainda o piloto João Ramos com a sua Toyota Hilux. Um modelo preparado para enfrentar o deserto do Dakar que em Portimão provou ser bastante rápido e ágil, mesmo quando as quatro rodas não tocavam o chão. O piloto realizou momentos de co-drive onde conseguiu retirar sorrisos a todos os participantes.

scroll up