Carlos Sainz venceu a guerra dos Mini na 1ª etapa do Dakar

| Revista ACP

O espanhol foi o mais rápido e já lidera, deixando o seu colega Stephane Peterhansel no 2º lugar. Prokop em Ford fecha o pódio.

Sainz-1-Dakar-840

Carlos Sainz continua a não deixar os seus créditos por mãos alheias. O piloto veterano continua a lidar bem com as areias do deserto e a superar as dificuldades de uma prova como o Dakar. O espanhol venceu a etapa inaugural e lidera a classificação geral com 8 segundos de vantagem para outro veterano do Dakar. Stéphane Peterhansel foi o 2º classificado do dia, dando à Mini uma dobradinha na chegada a Bisha. Com um excelente andamento, Martins Prokop levou a Ford Raptor ao 3º lugar, mas a 3m59 de Sainz, depois de uma penalização de um minuto. Surpreendentes estão a ser os Century, com Mathieu Serradori no 4º lugar a 6m13 do líder e o saudita Yasir Seaidan a ser o 5º na etapa e agora o 9º na classificação geral.

O Sheik Khalid Al Qassimi levou o Peugeot 308 DKR ao 5º lugar e está agora a 7m53 de Carlos Sainz. Outro espanhol, Nani Roma, aos comandos de um BRX, foi o 6º do dia, estando também no 6º lugar da geral. Quanto a Nasser Al-Attiyah, que venceu ontem o Prólogo, está no 10º lugar da geral a 11m58 de Sainz e atrás de Przygonsky e Geniel de Villiers, que também conseguiram posições no “top ten” do Dakar 2021, que ainda guarda por certo, muitas surpresas a uma caravana entusiasmada.

Ricardo Porém e Jorge Monteiro tiveram dificuldades de navegação e com os tufos de “erva de camelo” e foram os 41º classificados na etapa de hoje, estando na mesma posição em termos de classificação geral a 48m34 de Carlos Sainz. Em relação aos navegadores portugueses, tiveram também uma coleção de problemas, Com a Toyota de Filipe Palmeiro a ter de rebocar o Mini de Paulo Fíuza. Devido ao atraso, Vanagas Benediktas e Filipe Palmeiro são os 32º classificados a 41m03 de Sainz, enquanto Zala Vaidotas e Paulo Fíuza estão na 34ª posição a 44m00. José Marques a navegar Gintas Petrus estão no 50º lugar a 1h14m44 do líder. A etapa de amanhã liga Bisha a Wadi Ad-Dawasari num total de 685 km, com 457 km ao cronómetro.

scroll up