A Citroën Racing está a preparar um grande regresso ao Campeonato do Mundo FIA de Ralis. Um novo desafio e uma aventura humana para uma equipa com créditos reconhecidos. Trata-se, também, de uma forma diferente de acompanhar o lançamento por parte da Citroën do Novo C3, um veículo com uma morfologia única, que transpira energia. Por ocasião do Salão Automóvel de Paris, a Marca revelará em estreia mundial o concept C3 WRC como resultado do trabalho levado a cabo pelo Centro de Estilo Citroën, em colaboração com a Citroën Racing. Ele propõe uma visão extremada de um C3, mais musculado e que exibe um grafismo de grande impacto. O concept prefigura a máquina de competição que vai estrear-se no Rali de Monte Carlo, em Janeiro do próximo ano.
Muito próximo da versão definitiva para competição, o concept C3 WRC reflete uma intenção bem expressa pelo Centro de Estilo Citroën, mesmo sem revelar ainda todos os segredos da versão final. Criado a partir do novo C3, o C3 WRC conserva as formas arredondadas e a frescura do modelo de base. Esta versão ultra-desportiva e musculada não perde os elementos estilísticos que são característicos da versão de série: a assinatura luminosa de dois níveis, o tejadilho a duas cores com apontamentos que fazem ligação com o mesmo. O estilo exterior também marca a sua diferença com uma carroçaria ampliada de 55 milímetros, em comparação com o Novo Citroën C3, permitindo maior liberdade aerodinâmica, no qual se inclui o pára-choques dianteiro equipado com uma lâmina. O estilo exterior do concept C3 WRC foi adaptado para a competição através da presença de pára-choques escuros que enfatizam a aparência dinâmica, bem como os chevrons com dupla barra cromada, que se estende até as luzes diurnas em LED.
Foi ainda realizado um aturado trabalho de decoração: o tejadilho conta com uma cápsula e tubos em amarelo. Já os espelhos contam com detalhes e inserções em carbono para um visual mais racing, sendo que os apontamentos a amarelo fazem alusão a uma das cores proposta na palete do novo Citroën C3. Sendo certo que a versão final que vai participar no campeonato do Mundo de Ralis respeitará, em pleno, os novos regulamentos FIA que estarão em vigor a partir de 2017, o concept C3 WRC já está muito próximo destas regras. Na verdade, a largura foi trabalhada de acordo com as novas regras, bem como a aerodinâmica dianteira e traseira.