Tanak vai sair da Hyundai

| Revista ACP

Com uma prova por cumprir e os títulos de pilotos e construtores já atribuídos, começa a dança das cadeiras com o estónio a dar o tom.  

tanak-FB

Ott Tanak decidiu sair da Hyundai Motorsport, depois de mais um ano em que acabou bastante arredado dos holofotes no WRC. O estónio irá partir no final da época, logo a seguir ao Rally Japão (10 a 13 de Novembro). Esta época, até agora, Tanak apenas conseguiu vencer dois ralis.

Tänak juntou-se à Hyundai em 2020 - o ano seguinte à época em que se afirmou como campeão pela Toyota. Ao todo, ganhou cinco ralis ao volante do Hyundai i20 WRC.

“Quero anunciar que decidi terminar o acordo com a Hyundai Motorsport e deixar a equipa no final da atual época do WRC. É uma decisão pessoal, tomada com a necessária consideração e respeito pela equipa. No entanto, encontro-me num momento da minha carreira em que necessito embarcar num novo desafio", explicou o piloto.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

A Hyundai Motorsport emitiu um comunicado onde explicava que "a decisão de Tänak de se separar após três temporadas chega numa altura em que estávamos já estava a fechar a sua equipa para 2023. A equipa respeita o pedido do piloto e reflecte sobre muitos momentos positivos em conjunto, apesar das dificuldades por vezes enfrentadas".

O director adjunto da equipa, Julien Moncet, afirmou: "A partida de Ott vem como uma desilusão, mas é uma decisão que temos de aceitar e respeitar. Ele é sem dúvida um dos melhores pilotos do mundial de ralis. O nosso primeiro ano de trabalho em conjunto foi afectado pela pandemia; este ano enfrentámos os novos regulamentos que introduziram os híbridos, que certamente têm sido um desafio. Ott demonstrou verdadeira liderança, empenhando-se para encontrar as melhorias e a regressar às vitórias. Desejamos a Ott e Martin [Järveoja] o melhor para o seu futuro".

sobre o futuro de Tanak ainda nada foi revelado, mas as hipóteses estão atualmente reduzidas a duas: um regresso à Toyota, onde foi muito feliz, ou a M-Sport, onde iria pilotar um Ford. 

scroll up