Há 50 anos Walter Röhrl conquistava a Europa

| Revista ACP

Foi aos comandos de um Opel Ascona que em 1974 o famoso piloto alemão se sagrou Campeão Europeu de Ralis.

Opel-Ascona-Walter-Rohrl-1

Um dos “pesos-pesados” do mundo dos ralis, Walter Röhrl conquistou o seu primeiro grande título há precisamente meio século, quando aos comandos de um Opel Ascona e com Jochen Berger como copiloto conquistou o título de Campeão Europeu de Ralis, somando um total de 120 pontos.

Piloto da Opel desde 1973, já nesse ano se havia sagrado vice-campeão da Europa de Ralis. Na época seguinte, com o recém-fundado Opel Euro Dealer Team, atacou a competição com grandes ambições.

O carro era novamente um Ascona A de fábrica, equipado com um motor de 2.0l com potência entre os 192 e os 212 cv. Para melhor adaptar o Ascona às agruras da competição, a Opel equipou-o com molas e amortecedores especiais, travões de disco ventilados à frente e travões de tambor ventilados atrás.

Na temporada do título, o primeiro grande sucesso surgiu no 8º Rali Internacional Firestone, a quinta ronda do Campeonato Europeu de Ralis, com a dupla Röhrl/Berger a alcançar uma vitória superlativa, liderando de início ao fim do rali, após 1517 quilómetros e 19 especiais desenhadas nas montanhas do norte de Espanha.

A partir daí as vitórias sucederam-se, até que, a 13 de outubro de 1974, Walter Röhrl assinou a primeira página de ouro de uma carreira notável.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

A conquista deste título, marcou o início do sucesso de Röhrl e da Opel nos ralis. Em 1975, Röhrl alcançou a primeira vitória numa prova do Campeonato do Mundo de Ralis para si e para a Opel e, apesar de em 1977 a marca e o piloto alemão terem seguido caminhos diferentes, em 1982 voltariam a cruzar-se.

De regresso à Opel, e com Christian Geistdörfer como copiloto, Walter Röhrl impôs o Ascona 400 à concorrência culminando com um triunfo no Campeonato do Mundo de Ralis na categoria de Pilotos.

scroll up