À semelhança do que acontece com outras marcas, nomeadamente com a Ford, a Hyundai vai passar a contar com representação não apenas na categoria rainha do Mundial de Ralis, mas também no campeonato de apoio WRC2, e logo com três chassis.
A estreia do i20 R5 está agendada para a Volta à Córsega – Rali de França, décima ronda do calendário a disputar entre 29 de setembro e 2 de outubro. Segundo revelou a formação de Alzenau, dois dos i20 R5 serão pilotados por pilotos cliente, enquanto o terceiro vai participar sob a tutela da Hyundai Motorsport.
Stéphane Sarrazin, que já venceu a prova gaulesa no passado, regressa assim ao Service Park do WRC, se bem que pela primeira vez este ano, enquanto Fabio Andolfi vem do WRC3 para se estrear naquela que é a categoria intermédia do Mundial de Ralis. Já o carro inscrito pela própria Hyundai será pilotado por Kevin Abring, que já participou em várias jornadas ao serviço da marca, se bem que aos comandos da versão WRC do i20.
“A estreia competitiva do i20 R5 na Volta à Córsega – Rali de França deste ano faz da prova a mais importante da história da Hyundai Motorsport. A implementação do departamento de Competição Cliente foi uma expansão importante para a marca, reconhece Michel Nandin, diretor desportivo da Hyundai Motorsport. “Vamos ter seis carros a competir, um número sem precedentes. Vamos, pela primeira vez, competir com um carro que não o nosso WRC,” reforçou.
Já Andrea Adamo, responsável do departamento Competição Cliente da Hyundai, reconhece que “apesar do i20 R5 estar em testes desde janeiro, a Volta à Corsega – Rali de França vai ser o primeiro verdadeiro teste.”
“Sempre soubemos que o sucesso do projeto depende da prestação do carro nas classificativas em comparação com os R5 de outras marcas. E é claro que estamos apostados em bons resultados, não apenas com a nossa inscrição, mas com todos os carros,” rematou.