Seis portugueses na final do FIA Rally Star

| Revista ACP

Captação de futuros campeões tem a derradeira prova marcada para este fim de semana e o vencedor vai guiar o Fiesta Rally3  

@video=0JIWFq0lJzo

O FIA Rally Star, o programa de captação de futuros campeões promovidos pela Federação Internacional do Automóvel, entra na sua fase final, com a Alemanha a receber já a partir desta sexta-feira, e ao longo de três dias, os finalistas desta competição, entre os quais seis portugueses.

Ao todo são 89 jovens talentos, incluindo 14 mulheres, de 22 nações, que vão estar reunidos em Buxtehude, perto de Hamburgo, para a Final Europeia do FIA Rally Star, tendo o vencedor a oportunidade de depois mostrar que têm estofo para competir no WRC.

Em representação de Portugal vão estar Madalena Bastos, Edgar Santos, Francisco Carvalho, Luís Moura, Francisco Santos e José Bastos. 

A Final Europeia da FIA Rally Star é a primeira de seis Finais Continentais da FIA Rally Star em 2022. Os resultados das Finais Continentais decidem seis dos sete membros da Equipa de Rally Star da FIA para 2023, sendo o sétimo membro proveniente de uma final só de mulheres, disputada ainda este ano, pela mulher com melhor desempenho em cada uma das seis Finais Continentais.

O vencedor da Final Europeia da FIA Rally Star torna-se o representante da Europa na Época de Treino das Estrelas dos Ralis de 2023. Isto inclui seis provas num M-Sport Ford Fiesta Rally3, além de avaliação física e intelectual, treino de pilotos e testes. O objetivo é equipar os concorrentes bem sucedidos com os atributos de que necessitam ao tentarem assegurar um lugar no Mundial de Ralis, no futuro.

A Final Europeia da FIA Rally Star Continental é realizada durante três dias, de 28-30 de Janeiro. Todos os elementos são realizados na pista de rali Esteringcross, que se situa a sudoeste de Hamburgo, no norte da Alemanha.

Primeiro dia (sexta-feira): Os pilotos são divididos em grupos, tendo cada piloto uma passagem de reconhecimento, mais três passagens cronometradas ao longo da Etapa 1, que tem aproximadamente 750 metros de comprimento.

Segundo dia (sábado): Os três primeiros de cada grupo, após a Etapa 1, avançam para a Etapa 2. Os pilotos são autorizados a efetuar uma única passagem de reconhecimento seguida de duas passagens cronometradas do troço de 2.0 quilómetros.

Terceiro dia (domingo): A Etapa 3, com uma extensão de aproximadamente 3.0 quilómetros, é para os dois pilotos mais rápidos de cada grupo, mais os dois pilotos mais rápidos que não lideraram o seu grupo.

Foto: GSI / Manuel Carvalho
scroll up