O estreante Nani Roma, no Mini JCW Rally da X-Raid, sagrou-se vencedor, na tarde deste sábado, da 32ª Baja Portalegre 500, depois de dominar, desde o primeiro dia, a prova de encerramento da Taça o Mundo de Cross Country organizada pelo ACP. Na decisão do título nacional de TT, João Ramos (Toyota Hilux) foi quem fez a festa, ao sagrar-se campeão pela primeira vez, num duelo com Hélder Oliveira (Mini) que terminou quando este, no penúltimo setor seletivo, ficou com a transmissão partida.
Dos outros candidatos à conquista do título de campeão português, Tiago Reis, devido a problemas elétricos no Mitsubishi Lancer surgidos na noite de sexta-feira, já nem partiu para este segundo dia de competição, enquanto Pedro Ferreira (VW Amarok) despistou-se de manhã, no decurso do SS3.
Apesar de competir pela primeira vez nas estradas de terra alentejanas, Nani Roma liderou em Portalegre a partir do prólogo, seguido de perto pelo seu colega de equipa Stéphane Peterhansel (Mini), que nos últimos 211,56 quilómetros pôde reduzir a sua desvantagem para uma diferença final de apenas… 58 segundos.
“Furámos dois pneus na mesma pedra, o que nos causou algum stress, mas tínhamos um avanço grande para o Stéphane, suficiente para manter a nossa posição e ganhar. Gostei imenso da prova, com muito público, a quem agradeço o apoio, e foi um excelente teste para o Dacar, pois o Mini esteve perfeito”, disse o vencedor, Nani Roma.
Os pilotos portugueses acabaram por ter um bom desempenho nesta Baja Portalegre 500, com destaque para Paulo Rui Ferreira (Toyota Hilux), que graças ao andamento rápido e bastante regular conquistou um lugar no pódio, atrás dos dois Mini da X-Raid, e na frente do novo campeão nacional, João Ramos, cujo ritmo esteve condicionado pelo objetivo de garantir o título, como reconheceu no final:
“Foi uma prova em que apenas estivemos de olho no campeonato. Andar devagar custa muito e não dá qualquer prazer, então no mau piso é incrível a pancada que levamos no corpo... De qualquer modo, estamos felizes e muito satisfeitos, tal como a equipa, por este resultado que nos garantiu a conquista do título”.
Por último, e relativamente a competições cujo desfecho estava ainda em aberto face ao resultado desta Baja Portalegre 500, refira-se que Pedro Dias da Silva (autor de um notável 9º lugar absoluto) garantiu a renovação do seu título no Desafio Total Mazda 2018, enquanto o espanhol Jose Luis Pena Campo (Polaris Rzr 1000) regressa a casa com o título de vencedor da Taça do Mundo na categoria T3.