Os eurodeputados negociaram com êxito a instalação de estações de carregamento elétrico para automóveis com uma potência mínima de 400 kW, pelo menos, a cada 60 km ao longo da Rede Transeuropeia (RTE-T) até 2026, aumentando a potência da rede para 600 kW até 2028, uma intenção que havia sido anunciada em Março.
Para os camiões e autocarros, as estações de carregamento têm de ser disponibilizadas a cada 120 km. Estas estações devem ser instaladas em metade das principais estradas da UE até 2028 e com uma potência de 1400 kW a 2800 kW, dependendo da estrada. Os Estados-Membros têm de assegurar que a instalação de estações de abastecimento de hidrogénio ao longo da rede principal da Redes Transeuropeia, pelo menos, a cada 200 km até 2031.
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Segundo as novas regras agora aprovadas, os utilizadores de veículos movidos a combustíveis alternativos deverão poder pagar facilmente nos pontos de carregamento (com cartões de pagamento ou dispositivos sem contacto e sem necessidade de subscrição), ao passo que o preço destas fontes de energia terá de ser exibido por kWh, quilograma ou por minuto/sessão.
Os eurodeputados garantiram ainda em letra de lei que a Comissão Europeia criará uma «base de dados» sobre os combustíveis alternativos até 2027, para informar os consumidores europeus sobre a disponibilidade, os tempos de espera ou o preço em diferentes estações.