À medida que os motores a gasóleo vão desaparecendo, as propostas híbridas plug-in apresentam-se como uma opção a ter em conta para quem procura economia e uma autonomia mais alargada. É entre estas propostas que se insere a Audi A6 Avant 50 TFSIe.
Visualmente a versão híbrida plug-in da carrinha alemã é praticamente igual às variantes somente a combustão, sendo as únicas diferenças a porta de carregamento e aos logotipos específicos na traseira. De resto, há a destacar a iluminação LED e o visual sóbrio que é já “imagem de marca” das propostas da Audi.
No interior além a robustez tradicional das propostas germânicas a A6 Avant destaca-se pela mistura de comandos físicos com comandos táteis, numa solução que conjuga modernidade com tradição.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Já o espaço a bordo reflete a aposta na mecânica híbrida plug-in. A capacidade da bagageira desceu dos 565 l para 405 e apesar de ter espaço para cinco passageiros, a altura do túnel central faz com que seja mais confortável transportar apenas dois adultos nos lugares traseiros.
Passando para a mecânica, os números apresentados pela A6 Avant 50 TFSIe depressa fazem esquecer as “perdas” no campo da habitabilidade. Com 299 cv e 450 Nm de potência máxima combinada resultantes do “casamento” entre um motor a gasolina de quatro cilindros e 2.0 l e um motor elétrico, a A6 Avant consegue conjugar baixos consumos com boas prestações.
Apesar de acusar 2085 kg na balança, a proposta alemã é capaz de alcançar médias de consumo entre os 5 e os 6 l/100 km. Além disto, a bateria de 14,4 kWh de capacidade permite-lhe percorrer até 68 km em modo elétrico.
Em Portugal a Audi A6 Avant híbrida plug-in pode ser adquirida a partir de 73 mil euros e, tendo em conta os seus argumentos, praticamente faz esquecer as versões Diesel.